Portal Estado do Acre Notícias

Entenda a “Taxação BBB”, que motivou invasão a banco na Faria Lima

entenda-a-“taxacao-bbb”,-que-motivou-invasao-a-banco-na-faria-lima

Entenda a “Taxação BBB”, que motivou invasão a banco na Faria Lima

A invasão de manifestantes com faixas e cartazes a sede do Itaú localizada na Avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo, nesta quinta-feira (3/7), está em sintonia com o momento de tensão vivido entre o presidente Lula e o Congresso Nacional nos últimos dias.

Nas redes sociais, governistas emplacam o discurso “ricos versus pobres”, endossado pelo Executivo, que defende, além da elevação da alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), a “taxação BBB”, em referência a “bilionários, bets e bancos”, grupo conhecido por forte lobby com o centrão e a direita no Legislativo.

A campanha a favor da “Taxação BBB” é endossada pelo governo federal e liderada, nas redes sociais, por governistas como o deputado Guilherme Boulos (PSol), cotado para ocupar a Secretaria-Geral da Presidência do governo Lula.

8 imagensFechar modal.1 de 8

Reprodução/MTST2 de 8

Reprodução/MTST3 de 8

Reprodução/MTST4 de 8

Reprodução/MTST5 de 8

MTST invadiu saguão do banco nesta quinta-feira (3/7)

Reprodução/MTST6 de 8

Protesto na sede do Itaú em São Paulo

Reprodução/MTST7 de 8

Reprodução/MTST8 de 8

Reprodução/MTST

“Não é briga política, partidária. É a elite, junto com a direita e o centrão se unindo contra o povo brasileiro”, disse Boulos em um dos vídeos publicados nas redes sociais. Sobre a invasão, na rede social X, ele disse: “Pra cima! O MTST e a Frente Povo Sem Medo ocuparam hoje a sede do Itaú na Faria Lima – o prédio mais caro do Brasil, que custou R$ 1,5 bi para ser construído. A ocupação tem como pauta a taxação dos super-ricos. O recado do povo é claro: o Brasil precisa de Justiça tributária”.

Em resposta ao posicionamento do governo, Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara dos Deputados, também usou as redes para rebater o governo e criticar o “nós contra eles” de Lula. Para Motta, “quem alimenta o nós contra eles acaba governando contra todos”.

Sair da versão mobile