Entre os nossos hábitos de identificação e saudação, cheirar as pessoas está longe de ser corriqueiro. Os cachorros, no entanto, são bastante literais: eles cheiram as partes íntimas das pessoas. Mas, por quê?
A explicação principal está no olfato. Os cachorros investigam o mundo ao seu redor principalmente através do faro, que é extremamente apurado. Eles usam todos os sentidos, no entanto, os peludos têm 300 milhões de receptores olfativos – os humanos contam com “apenas” seis milhões.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
O pet traz alegria ao lar
Freepik2 de 5
Cuidar da dieta do seu pet é importante para promover saúde
Lum3n/ Pezels3 de 5
Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor
Reprodução/Alto Astral4 de 5
A ração tradicional todos os dias pode parecer pouco atraente para os cães
Reprodução/GettyImages 5 de 5
É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais
Reprodução/ Freepik
Por que os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas?
Com o avanço da civilização humana, nós deixamos de usar o olfato. Por questões culturais, até mesmo disfarçamos cheiros que, há alguns milhares de anos, eram exatamente os nossos cartões de visita – era através deles que amigos e inimigos identificavam a nossa presença.
Leia também
-
Como o cachorro escolhe sua pessoa preferida, segundo uma veterinária
-
Como saber se o seu cachorro está estressado
Nos seres humanos, existem algumas glândulas sudoríparas especiais – chamadas apócrinas – que se localizam especialmente nas axilas, mamilos, região genital e região perianal. A secreção produzida é mais viscosa e se acumula entre os pelos.
Continue lendo no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.