Escanteado por Jair Bolsonaro para a disputa ao Senado, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), se reuniu com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nesta quarta-feira (16/7), em Brasília, para discutir 2026.
De acordo com fontes do PL a par do encontro, Cláudio e Flávio acertaram um discurso de que os candidatos do partido ao Senado e até ao governo do Estado deverão ser decididos somente no próximo ano.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Cláudio Castro, governador do Rio
Philippe Lima/Governo do Rio de Janeiro2 de 3
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) também foi ao Senado em novembro de 2023 para discutir a reforma tributária. |
Igo Estrela/Metropoles3 de 3
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro
Igo Estrela/Metropoles
@igoestrela
Com o acerto, o governador fluminense tenta minimizar a articulação de Jair Bolsonaro para lançar outro nome do PL ao Senado em dobradinha com o filho Flávio, o que atrapalha os planos de Cláudio Castro.
Nas últimas semanas, conforme noticiou a coluna, o ex-presidente da República pediu ao PL para testar os nomes dos deputados federais Sóstenes Cavalcante e Hélio Lopes ao Senado em 2026.
Leia também
-
Rejeitado por Bolsonaro, governador recebe convites e vai a Valdemar
-
Contra governador, Bolsonaro manda testar mais um nome ao Senado no RJ
-
Eduardo Bolsonaro parte para cima de Tarcísio após fala do governador
-
Bolsonaristas reagem a acordo do governador do Rio com vice para 2026
A eventual candidatura de um dos dois deputados minaria os planos do governador, que se articula para ser candidato ao Senado em dobradinha com Flávio, que tentará reeleição a senador.
As notícias de que Bolsonaro estava escanteando Castro levaram partidos do Centrão a convidarem o governador a trocar de sigla, com o compromisso de ter a legenda para concorrer ao Senado em 2026.
Como noticiou a coluna, o atual chefe do Palácio Guanabara foi procurado, nos últimos dias, por dirigentes e lideranças do PP, União Brasil, MDB, Republicanos e até do PSD de Gilberto Kassab.
Governador do PL se reúne com Valdemar
Apesar das sondagens, o governador deixou claro ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que não pretende deixar o partido. Os dois se reuniram na quarta, em Brasília, antes da reunião de Castro com Flávio.
Na conversa, segundo relatos, Valdemar deixou claro não quereer que o governador deixe o PL e prometeu encontrar uma equação que contemple todos os lados na eleição para o Senado no Rio em 2026.