Os escorpiões amarelos são aracnídeos que atacam de forma não intencional – porém nociva. Por isso, é importante estar atento aos sinais de presença deles na residência, e tomar os cuidados essenciais para evitar a coabitação. Os escorpiões dão preferência à espaços com temperaturas quentes e úmidas, comumente se proliferando nos períodos de primavera e verão.
Leia também
-
Saiba qual a melhor planta para afastar escorpiões amarelos de casa
-
Afastando os escorpiões amarelos: saiba o que funciona e o que é mito
-
Escorpiões amarelos: como proteger sua família da picada do aracnídeo
Esses aracnídeos dão preferência à ambientes que ofereçam alimento, abrigo e condições propícias para a reprodução. Segundo o biólogo Atílio Sersun, as áreas degradadas, ou mesmo aquelas que estão próximas à entulhos, ou mesmo córregos, tubulações de esgoto e locais úmidos são verdadeiros redutos para os escorpiões amarelos.
Um dos sinais mais comuns da presença desses aracnídeos na casa ou ambientes próximos são os corpos estáticos das suas presas. Sersun explica que o exoesqueleto também é um sinal comum deixado pelos escorpiões amarelos. “Porque ele é um animal que faz o que a gente chama de equidise, muda”, esclarece o especialista – a ecdise é um processo de troca do exoesqueleto em artrópodes, que permite seu crescimento.
Ou seja, a medida que o escorpião amarelo cresce, ele vai substituindo a “roupagem”, deixando-a como pequenos rastros no ambiente ou região. Outra possibilidade, de acordo com Sersun, é dar de cara com pedaços de insetos, próximo a lugares onde existem algum tipo de infestação.
Encontrou sinais? Saiba onde ele pode estar escondido
Caso você tenha notado algum desses sinais em casa, e desconfie da presença de escorpiões, é importante estar em alerta com os possíveis lugares onde ele pode estar escondido. Eles dão preferência à ambientes escuros.
Sersun adverte que eles podem aparecer entre frestas, vãos e junções. “Às vezes até nos encontros entre duas paredes”, pontua. Outro ponto comum de esconderijo dos escorpiões amarelos são os calçados, que quando deixados no chão, podem ser um abrigo temporário para esses aracnídeos – especialmente quando eles vagam à procura de alimento.
Os bichos ainda podem estar presentes em entulhos, madeiras, telhas e outros tipos de objetos que comumente são empilhados no quintal. Por isso, o ideal usar luvas ao manusear esse tipo de material, principalmente considerando o risco do escorpião estar escondido entre as pilhas.
Caso você desconfie ou já tenha visto escorpiões na sua casa, não hesite em procurar uma equipe especializada para retirá-los do local, evite contato direto ou tentar capturá-los sozinho.