MAIS

    Esta terapia “poderosa” ajudou Miley Cyrus a superar medo do palco

    Por

    As celebridades também são “gente como a gente” e enfrentam medos e desafios que podem parecer desprezíveis, mas são capazes de paralisar qualquer um. Miley Cyrus, por exemplo, apesar de estar acostumada e se apresentar diante dos maiores públicos do mundo, já assumiu que lutou silenciosamente contra a fobia dos palcos nos bastidores. Em uma entrevista ao The New York Times, em maio, a cantora revelou que recorreu à terapia EMDR para controlar a ansiedade.

    “Adorei. Salvou minha vida”, disse ela. “Nunca mais tive medo de palco. Nunca mais”, continuou.

    Em outra entrevista recente à Vogue, a estrela pop explicou que o EMDR era como assistir a um filme em sua mente — “vívido e emocionante, mas realista”.

    Leia também

    Conhecido como Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares, o EMDR é uma terapia alternativa desenvolvida para auxiliar as pessoas a processar traumas não resolvidos e dores emocionais. O método utiliza estimulação bilateral, geralmente por meio de movimentos oculares, toques ou sons, para ajudar o cérebro a reprocessar memórias perturbadoras.

    Conforme o praticante de EMDR e presidente da Associação Internacional de EMDR, Wendy Byrd, declarou ao Good Morning América, nessa forma de terapia, normalmente, o paciente é “convidado a voltar ao passado e ver como ele pode estar afetando o que está acontecendo atualmente”. “O processo terapêutico está mudando a maneira como a experiência é armazenada e, quando o cérebro muda esse formato, você se sente diferente”, esclareceu.

    No geral, todo o processo é distribuído em seis a oito sessões.

    Terapeuta mulher realizando sessão de EMDR em paciente - MetrópolesEMDR significa Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares

    Já a terapeuta familiar e matrimonial Kate Campbell explicou à Fox News Digital que, quando essa mudança acontece, as pessoas geralmente conseguem pensar sobre a experiência sem se sentirem sobrecarregadas. “A intensidade emocional e as crenças negativas associadas a ela começam a desaparecer”, falou.

    “O objetivo não é esquecer a experiência, mas ajudar o cérebro a ‘entender, integrar e liberá-la, para que as pessoas possam seguir em frente com mais clareza, confiança e paz”, acrescentou.

    Príncipe Harry também é adepto ao tratamento

    Miley não é a única famosa e confessar que o EMDR a ajudou a superar um medo paralisante. No quarto episódio de The Me You Can’t See, série sobre saúde mental que o príncipe Harry coproduziu com Oprah Winfrey, o duque de Sussex revelou que a técnica o auxiliou a lidar com traumas e com a ansiedade.

    Durante o programa, Harry detalhou os impactos positivos da terapia, e convidou os espectadores a conhecerem a fundo a técnica, filmando uma sessão guiada. O caçula de Diana abriu o coração mais uma vez, e contou que usa o tratamento para lidar com a sensação de “aflição e preocupação” que sempre experimenta ao voar para o Reino Unido.

    Príncipe Harry em entrevistaPríncipe Harry

    “Para mim, Londres é um gatilho, infelizmente, por causa do que aconteceu com minha mãe e por causa do que experimentei, e do que vi”, disse na série.

    No episódio, o terapeuta orienta que o duque cruze os braços e bata nos próprios ombros enquanto relembra memórias e conta quais sensações elas causaram nele, em um procedimento chamado simulação bilateral. O tapinha nos ombros tem como objetivo ajudar o cérebro a processar novamente aquelas memórias difíceis enquanto se concentra em uma sensação externa.

    “É como se todas as vezes que algo incômodo aparecesse, uau, acabamos com o estresse”, descreveu o príncipe.

    Durante a cena, o movimento dos olhos de Harry se movendo sobre as pálpebras fechadas enquanto ele bate nos ombros fica visível aos espectadores. Esse é o componente de “movimento dos olhos” do EMDR. Acredita-se que ele seja semelhante ao estágio de movimento rápido dos olhos do sono, quando o cérebro processa as informações do dia.

    Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.