MAIS

    Estados Unidos: Elon Musk anuncia a criação do Partido América

    Por

    O bilionário Elon Musk anunciou, neste sábado (5/7), a criação de um novo partido político nos Estados Unidos. O aviso foi feito por meio da rede social X, de propriedade de Musk. O país tem tradicionalmente os partidos Republicano e Democrata.

    “Hoje, o Partido América foi criado para devolver sua liberdade”, anunciou Musk.

    Leia também

    Musk explicou que a criação do partido foi uma demanda social e aproveitou para alfinetar o presidente norte-americano, Donald Trump, ao citar temas como “desperdício e corrupção” e “falência”.

    “Por uma proporção de 2 para 1, você quer um novo partido político e você o terá! Quando se trata de levar nosso país à falência, com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia”, diz trecho da postagem.

    A citação de falência feita por Musk é uma referência direta ao megaprojeto de Trump que aumenta despesas e reduz impostos nos EUA. O texto aprovado na última quinta-feira (3/7) deve incrementar a dívida pública norte-americana em US$ 3,3 trilhões, de acordo com estudos do Orçamento do Congresso dos EUA.

    O megaprojeto de Trump foi um dos pilares da intriga entre ele e Musk e levou ao rompimento da dupla. Musk foi um importante apoiador da campanha de Trump à Casa Branca e chefiou o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), antes de deixar o governo do republicano.

    Ainda na rede social, Musk fez alusão às possíveis bandeiras do partido: reduzir a dívida, apenas com gastos responsáveis; modernizar as forças armadas com IA/robótica; a favor da tecnologia, acelerar para vencer em IA; menos regulamentação em geral, mas especialmente em energia; liberdade de expressão; pró-natalismo; e políticas centristas em todos os outros lugares.