MAIS

    EUA fazem alerta em português a quem ficar no país após fim do visto

    Por

    O governo dos Estados Unidos publicou um alerta em português nesta sexta-feira (25/7) sobre as consequências para quem ficar no país após o fim da validade do visto. O comunicado estabelece consequências duras para quem descumprir as regras.

    “Se um portador de visto dos EUA permanecer nos Estados Unidos além do período de permanência autorizado, ele poderá ser deportado e enfrentar uma proibição permanente de viajar para os Estados Unidos”, diz o alerta. Comunicados semelhantes foram publicados por embaixadas de outros países recentemente.

    O tom do alerta em português deixa claro que a advertência se dirige especialmente ao público brasileiro. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos (MDHC), o Brasil já repatriou mais de mil brasileiros, de janeiro a julho deste ano. Os motivos são diversos, incluindo problemas com passaporte.

    O comunicado é divulgado em um momento de atrito diplomático entre o governo americano e o brasileiro. Trump tem retaliado o governo brasileiro de várias maneiras em seus primeiros meses de governo, especialmente com políticas de imigração e de comércio.

    Novas políticas de imigração

    Desde o início do ano, quando Donald Trump tomou posse como presidente dos EUA, as regras para imigrantes têm ficado mais rigorosas. Trump já prometia, durante o período de campanha presidencial, que, caso ganhasse, endureceria as regras.

    Até o momento, as sanções de Trump em relação a imigrantes incluem fim da cidadania automática para bebês nascidos nos EUA, deportações imediatas e até mesmo retaliações diplomáticas contra governos latino-americanos, incluindo o Brasil.