MAIS

    EUA: meninas desaparecidas em enchente estavam em acampamento cristão

    Por

    As fortes chuvas que causaram enchentes no Texas, nos Estados Unidos, atingiram o acampamento de verão Camp Mystic, e deixaram ao menos uma menina morta e outras 27 desaparecidas.

    O local, que abriga cerca de 750 crianças por temporada, é um tradicional acampamento cristão feminino situado às margens do Rio Guadalupe, no Condado de Kerr, a cerca de 96 km de San Antonio.

    A enchente, provocada pela elevação repentina do rio, que subiu mais de 6 metros em menos de duas horas, surpreendeu autoridades e moradores.

    Segundo os bombeiros, o fenômeno não estava previsto. Na manhã de sexta-feira (4/7), cerca de 107 guardas florestais e equipes de aviação tentaram acessar o acampamento. Pouco depois do meio-dia, conseguiram chegar ao local e iniciaram os resgates.

    A única morte confirmada entre as campistas até o momento é a de Janie Hunt, de 9 anos. A informação foi repassada pela mãe da menina em mensagem à CNN Internacional.

    No total, 27 pessoas seguem desaparecidas no Camp Mystic. O xerife do Condado de Kerr, Larry Leitha, afirmou que as buscas continuam.

    “Não vamos parar até que todas as pessoas sejam encontradas. Temos todos os recursos necessários”, disse Leitha neste sábado (5/7).

    Outro acampamento foi atingido

    Outros locais na região também foram afetados. A poucos quilômetros do Camp Mystic, o acampamento feminino Heart O’ the Hills informou a morte de sua diretora, Jane Ragsdale. O espaço não funcionava no momento da enchente, mas parte da equipe estava presente.

    “Estamos de luto pela perda de uma mulher que influenciou inúmeras vidas e era a definição de forte e poderosa”, disse o acampamento em nota.

    Ao todo, 27 pessoas morreram em decorrência das enchentes no Texas, segundo autoridades locais, sendo 18 adultos e 9 crianças. Cerca de 850 pessoas já foram resgatadas em diferentes pontos do estado.

    A força da água causou destruição em casas, veículos e áreas de mata, segundo imagens divulgadas por autoridades.

    Leia também

    Alertas de inundações repentinas seguem em vigor na região, com previsão de mais chuvas fortes no fim de semana. O vice-governador do Texas disse que as áreas de risco cobrem uma extensa faixa do estado.

    O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, chamou as mortes de “tragédia incompreensível”. Já a primeira-dama Melania Trump afirmou estar orando por força e resiliência às famílias afetadas.