A busca por tratamentos estéticos teve um boom nos últimos anos. De acordo com levantamentos da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), os procedimentos faciais apresentaram crescimento de 4,3% no último ano, com mais de 7,4 milhões de intervenções realizadas.
Segundo a cirurgiã plástica Luiza Coutinho, as principais queixas estéticas estão relacionadas a rugas, linhas de expressão e flacidez na face e no pescoço. Além disso, também há insatisfação com perda de volume do rosto e formato do nariz.
Procedimentos estéticos mais populares
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
A procura por procedimentos estéticos aumentou, especialmente entre os mais jovens
Getty Images2 de 4
O número de cirurgia plástica nas pálpebras cresceu de maneira surpreendente
Getty Images 3 de 4
Harmonização facial e preenchimentos lideram a lista de intervênções estéticas
Getty Images 4 de 4
Os jovens começaram a fazer botox preventivo
Getty Images
Cirurgia plástica nas pálpebras
A pesquisa da ISAPS mostrou que, em 2024, pela primeira vez, a cirurgia plástica das pálpebras, também conhecida como blefaroplastia, foi a intervenção estética mais realizada no mundo, à frente até da lipoaspiração. Foram realizados mais de 2,1 milhões de procedimentos, o que resultou no aumento de 13.4% nas cirurgias de pálpebras.
Leia também
-
Fez botox? Veja o que comer para manter o efeito por mais tempo
-
Descubra quais hábitos “destroem” o preenchimento labial
-
Gkay realiza harmonização dos glúteos: entenda o procedimento
-
Médica detalha procedimentos realizados por Anitta e fala de excessos
Harmonização natural
De acordo com Luiza Coutinho e com a cirurgiã dentista que atua na área de odontologia estética Gabriela Ramos, a harmonização facial, conjunto de métodos minimamente invasivos, está entre as principais pedidas nos consultórios.
“Agora, os pacientes não querem aparentar estar diferente e com aquela cara que todo mundo tem hoje. Buscamos uma harmonização que expressa a beleza natural das pessoas. Não tiramos características, e sim as melhoramos”, afirma Gabriela Ramos.
A dentista destaca ainda que, na harmonização, os bioestimuladores de colágeno, a regeneração celular e o gerenciamento de pele, que reduz melasma e manchas, têm sido os mais procurados.
De acordo com Luiza Coutinho, o preenchimento com ácido hialurônico na face é usado para as “mais diversas finalidades”, inclusive preenchimento de rugas e sulcos, aumento dos lábios e preenchimento de olheiras.
Botox
A cirurgiã plástica destaca que outro procedimento estético queridinho é a aplicação de toxina botulínica, conhecido como botox.
“É o procedimento de ‘entrada’ para a grande maioria dos pacientes por conta da simplicidade técnica e do grande poder de transformação”, afirma. “É utilizado para reduzir rugas e linhas de expressão, especialmente na região da testa e ao redor dos olhos.”
Além disso, a especialista afirma que pacientes cada vez mais jovens têm buscado os consultórios com a intenção de fazer o botox preventivo para retardar as linhas de expressão. A expert revela que os pacientes procuram o procedimento “ao menor sinal de aparecimento das rugas”.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.