Ministros do STF que mantêm boa relação com Tarcísio de Freitas entendem o movimento do governador de São Paulo em defesa de Jair Bolsonaro, que o lançou no meio político.
Uma frase dita por Tarcísio para defender o ex-presidente, contudo, repercutiu especialmente mal entre magistrados do Supremo Tribunal Federal.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Governador de SP, Tarcísio de Freitas
@Igo Estrela/ Metrópoles2 de 3
Plenário do STF
Fotos: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 3
Tarcísio e Bolsonaro durante reunião na casa do ex-presidente, em Brasília
Acervo/ coluna Paulo Cappelli
No comunicado que divulgou após Alexandre de Moraes determinar o uso de tornozeleira em Bolsonaro, o governador escreveu:
“Não haverá paz social sem paz política, sem visão de longo prazo, sem eleições livres, justas e competitivas. A sucessão de erros que estamos vendo acontecer afasta o Brasil do seu caminho”.
O trecho em que Tarcísio cita a necessidade de “eleições livres, justas e competitivas” não foi bem digerido nem mesmo por ministros do STF que mantêm diálogo próximo com o governador.
Leia também
-
Por que esposa de Moraes será atingida por sanções do governo Trump
-
Eduardo Bolsonaro comete erro estratégico no embate com Moraes
-
PT aciona Banco Central para checar quem lucrou com tarifaço de Trump
-
Deputado protocola impeachment de Moraes por tornozeleira em Bolsonaro
Isso porque, com o discurso, Tarcísio reforça a visão propagada por Bolsonaro e aliados de que há uma perseguição política no Brasil. E é com base nesse argumento que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou ofensivas contra o Supremo e o governo Lula.
Magistrados da Suprema Corte externaram surpresa e decepção com o texto publicado por Tarcísio.
Ponte entre STF e Bolsonaro
Visto como uma liderança moderada dentro do campo conservador, Tarcísio de Freitas se colocou como “ponte” para reduzir a resistência de ministros da Suprema Corte a Bolsonaro.
Em reuniões reservadas, o governador sustentou que, ao atuar como interlocutor junto ao STF, cumpriria um papel mais relevante do que se elevasse o tom contra magistrados do tribunal.
O comunicado de Tarcísio
A íntegra do comunicado de Tarcísio de Freitas, compartilhado em rede social, na última sexta-feira (18/7), diz:
“Coragem é um atributo que quem conhece Jair Bolsonaro sabe que nunca lhe faltou. Não faltou quando atentaram contra a sua vida. Não faltou para lidar com as crises sem precedentes que esta país passou quando ele era o presidente. Não faltou para defender a liberdade, valores, ideais e combater injustiças. E não vai faltar agora, pois ele sabe que estamos e seguiremos ao seu lado.
Não conheço ninguém que ame mais este país, que tenha se sacrificado mais por uma causa, quanto Jair Bolsonaro. Não imagino a dor de não poder falar com um filho. Mas se as humilhações trazem tristeza, o tempo trará a justiça.
Não haverá pacificação enquanto não encontrarmos o caminho do equilíbrio. Não haverá paz social sem paz política, sem visão de longo prazo, sem eleições livres, justas e competitivas. A sucessão de erros que estamos vendo acontecer afasta o Brasil do seu caminho. Força, presidente”.