MAIS

    Fazer exercício físico no inverno queima mais calorias?

    Por

    A chegada do tempo frio leva as pessoas a quererem passar mais tempo recolhidas e reduz a vontade de executar atividades que gastam mais energia. O que para muitos não passa de preguiça tem explicação científica. De acordo com estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, foi verificado que isso acontece porque o corpo humano procura conservar calor e energia. Dessa forma, surge a dúvida: fazer exercício físico no inverno queima mais calorias?

    Leia também

    Antes de tudo, a publicação explica que o corpo aumenta a taxa metabólica para produzir calor quando exposto a temperaturas mais baixas, com a necessidade de manter a temperatura corporal estável (próximo a 36,5 °C). Dessa forma, o organismo precisa trabalhar mais para manter sua temperatura ideal.

    “O esforço extra exige mais energia, fazendo com que o gasto de glicogênio muscular e a beta-oxidação de gorduras seja mais intensa. Isso ajuda a explicar por que a prática de exercícios no frio pode contribuir para alguns gastos extra de calorias. Não se trata de uma solução isolada para a perda de peso, mas sim de um fator complementar” destaca o coordenador da UPX Sports, Zair Cândido.

    Leia a reportagem completa no Correio 24 Horas, parceiro do Metrópoles.