Com a reabertura do Zoológico de Brasília programada para a próxima semana, o espaço terá um novo dia para visitas neste mês, excepcionalmente: todas as segundas-feiras.
Normalmente, o espaço funciona de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h, com venda de ingressos. Porém, devido à alta procura nas férias escolares e à expectativa do público interessado em visitar o local após o fechamento de um mês, o zoo abrirá nos dias 14, 21 e 28 de julho.
9 imagens
Fechar modal.
1 de 9
Caso confirmado de gripe aviária fez Zoo de Brasília fechar por um mês
Isabella Wagner/Metrópoles2 de 9
Zoológico de Brasília vai reabrir na próxima segunda-feira (7/7)
Isabella Wagner/Metrópoles3 de 9
Zoológico de Brasília segue fechado após confirmação da morto de irerê por gripe aviária
Isabella Wagner/Metrópoles4 de 9
Abertura nas segundas-feiras de julho visa atender a demanda represada
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo5 de 9
Fundação Zoológico de Brasília anunciou medida
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo6 de 9
Zoo teve irerê e emu mortos por gripe aviária
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo7 de 9
Zoológico de Brasília
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo8 de 9
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo9 de 9
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
A programação no período de férias incluirá visitas guiadas, exposição de itens do museu e atividades lúdicas com personagens.
Reabertura
O Zoológico de Brasília ficou mais de um mês fechado devido a dois casos de gripe aviária confirmados em animais que morreram no local, um irerê e um emu.
A reabertura foi viabilizada após a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri) desinterditar o local, com base em critérios técnicos e diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Leia também
-
Após 2 casos de gripe aviária, Zoo do DF reabrirá ao público na 2ª
-
Após enquete, dragões-barbudos do Zoo de Brasília já têm nome; confira
-
Há 1 mês fechado, Zoo do DF não tem previsão de data para reabertura
A decisão também levou em conta a estabilidade do cenário epidemiológico e a ausência de novos casos da doença no Distrito Federal.
Força-tarefa de manutenção
Apesar de voltar a receber visitantes, o zoo vai manter as medidas sanitárias necessárias, na tentativa de evitar que surjam novos casos de gripe aviária.
Técnicos da Seagri continuarão a fazer vigilância e monitoramento de áreas no entorno do zoológico, especialmente devido à presença de aves migratórias pelo DF.
Para os funcionários que trabalham diretamente com animais, haverá desinfecção das solas de calçados e de pneus de veículos, para evitar a entrada e a propagação de agentes contaminantes nas instalações do zoo.
Além de comprar novos equipamentos de proteção individual (EPIs), a Fundação Zoológico de Brasília acionou instituições como o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para cuidar da manutenção do espaço, com reforço na pintura de sinalizações e faixas de pedestres, bem como limpeza de calçadas.