O galês Ruben Owen viveu um susto após ignorar orientações médicas e ter relações sexuais logo depois de realizar um transplante capilar. No dia seguinte, ele acordou com o rosto extremamente inchado. O caso, ocorrido em 2022 e recentemente relatado por ele nas redes sociais, serve de alerta para quem passa pelo procedimento e subestima os cuidados no pós-operatório.
Leia também
-
Homem ignora alerta, faz sexo após transplante capilar, e rosto incha
-
Médico revela os erros mais comuns ao se fazer transplante capilar
-
Transplante capilar vive alta procura, mas tratamento tem riscos
Segundo Gustavo Martins, dermatologista, cirurgião dermatológico e especialista no procedimento, o inchaço é uma consequência comum da cirurgia, mas pode se agravar caso o paciente não siga as recomendações, como evitar atividades que elevem a frequência cardíaca — o que inclui o sexo.
“Para a realização do transplante capilar, nós infiltramos anestesia local e soro fisiológico, uma solução para a implantação dos enxertos. Este líquido infiltrado vai gerar um volume que pode drenar para a circulação periocular, promovendo inchaço, sensação de desconforto e, em alguns casos, dor”, explica o especialista.
De acordo com ele, o período de maior inchaço vai até o quarto dia após a cirurgia. Durante esse intervalo, é importante evitar baixar a cabeça, o que inclui posições sexuais que exigem esse movimento.
“As relações sexuais estão liberadas após o quarto ou quinto dia da data da cirurgia, quando o inchaço normalmente já foi reabsorvido”, afirma o médico.
No entanto, se o paciente se sentir bem antes desse prazo, pode retomar a vida sexual com cautela. “Caso o paciente queira realizar sexo e se sinta bem para realizá-lo antes desses dias, pode, desde que ele não fique com a cabeça muito tempo para baixo para que não ocorra migração do inchaço.”
No caso de Ruben, além do inchaço no rosto, o galês chegou a suspeitar de uma infecção sexualmente transmissível antes de descobrir que o problema estava relacionado à pressão arterial e à transpiração durante o sexo, fatores que podem afetar a cicatrização e aumentar o risco de infecção. Apesar do susto, o inchaço desapareceu em cerca de uma semana, sem comprometer o resultado da cirurgia.
E a masturbação, pode?
Ainda segundo Gustavo Martins, não há contraindicação para a masturbação e até o ato sexual pode ser realizado no segundo dia após a cirurgia, desde que a posição não comprometa a recuperação.
A seguir, confira algumas posições que estão “liberadas”:
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Se estiver fazendo sexo em pé, é possível ambas aspessoas se masturbarem – a que está por trás com as mãos para frente e a que está na frente com as mãos para trás
Arte/Metrópoles2 de 3
A cadeira pode ser uma ótima aliada na hora da masturbação a dois
Arte/Metrópoles3 de 3
Quem estiver de casal pode aprovetar a conchinha para se masturbar também
Arte/Metrópoles