Um homem de 47 anos foi preso pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), na região da Santa Efigênia, no centro de São Paulo, após ser identificado por meio de câmeras de reconhecimento facial da prefeitura da capital paulista (veja vídeo abaixo).
Segundo o município, Weliton Alves da Silva é condenado por homicídio qualificado e estava foragido. O crime ocorreu em agosto de 2005, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Leia também
-
Vídeo mostra policial instantes antes de ser baleado por PM da Rota
-
Mulher em trabalho de parto é agredida por marido no interior de SP
-
Adolescente suspeito de envolvimento na morte ex-prefeito é apreendido
-
Vídeo: PM é baleado em abordagem no interior de SP. Suspeito foi morto
Segundo a investigação, o procurado é o autor do assassinato de Manoel Amaro da Silva, cometido após uma discussão entre os dois homens motivada por vaga de estacionamento.
Como foi o crime
- A vítima teria problemas recorrentes com Weliton, que frequentemente estacionava seu carro em frente a uma vaga que era alugada por Manoel, obstruindo o acesso.
- Ainda de acordo com a prefeitura de São Paulo, testemunhas relataram que, no dia do crime, o suspeito estacionou novamente o veículo em frente à garagem da vítima, que pediu para que ele desocupasse o espaço.
- Durante o desentendimento, Weliton sacou uma faca e, de forma repentina, desferiu três golpes em Manoel: um nas costas e dois no peito. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
- Além da esposa e da enteada da vítima, que presenciaram o ataque, uma pessoa que passava pelo local também testemunhou a agressão e tentou intervir. Mesmo assim, o criminoso conseguiu fugir antes de ser contido.
A prisão por meio do reconhecimento facial das câmeras do programa Smart Sampa ocorreu na última terça-feira (8/7).
Segundo a gestão municipal, desde a implementação do programa, no ano passado, 1.468 foragidos da Justiça foram reconhecidos e presos. Outras 2.754 pessoas foram presas em flagrante. Ao todo, a prefeitura conta com 31,3 mil câmeras espalhadas pela cidade, sendo 11,3 mil pertencentes à iniciativa privada.