Portal Estado do Acre Notícias

Fui vítima da gangue que furtava cartões em show no DF. O que fazer?

fui-vitima-da-gangue-que-furtava-cartoes-em-show-no-df.-o-que-fazer?

Fui vítima da gangue que furtava cartões em show no DF. O que fazer?

Os cartões de crédito e débito são os preferidos das multidões que costumam lotar grandes eventos realizados ao redor do país. De olho no chamado “dinheiro de plástico”, grupos criminosos formados por estelionatários especializados em aplicar golpes em meio a centenas de pessoas, são responsáveis por grandes prejuízos.

Por isso, é necessário redobrar a atenção. Uma orientação da Polícia Civil é: não entregue seu cartão a ambulantes ou vendedores informais em eventos. Outra recomendação importante é utilizar o pagamento por aproximação sempre que possível e conferir seu cartão antes de guardá-lo.

Leia também

A coluna separou uma série de precauções que podem evitar que golpistas se aproveitam para furtar cartões durante shows e grandes eventos. Nesta semana, policiais civis da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), prenderam uma gangue de São Paulo que vinha a Brasília para furtar cartões de vítimas durante eventos de grande porte realizados na região central do DF.

Os quatro criminosos detidos trabalhavam como ambulantes para furtar dados dos cartões de crédito das vítimas.

Veja como se proteger:

Caso você tenha sido vítima da gangue que furtava cartões, inicialmente, o recomendado é entrar em contato imediatamente com o banco e pedir para bloquear seu cartão. Isso vai evitar que os criminosos consigam efetuar compras de pronto. Depois, verifique se há alguma compra registrada no seu cartão que você não reconheça. Se houver, o banco pode te ajudar. Geralmente, as instituições financeiras abrem uma solicitação de estorno que é avaliada caso a caso.

Se você foi vítima de  furto também é extremamente necessário registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil. O comunicado pode ser feito pela internet mesmo, sem necessidade de se dirigir a uma delegacia. Porém, se você preferir, pode procurar diretamente uma unidade policial.

As vítimas que reconhecerem os quatro homens presos em Brasília podem procurar a 5ª Delegacia de Polícia (Área Central) para verificar se algum pertence seu foi apreendido.

Veja como a gangue de SP agia:

Vídeo das ações criminosas e do que foi apreendido:

 

Operação Êxodo 7

O quarteto foi preso nesse sábado (28/6), no Shopping Boulevard, Setor Terminal Norte. A investigação, que teve início há dois meses, revelou que a organização era composta por quatro homens, com idades entre 23 e 48 anos. Dois deles já tinham ocorrências anteriores por furto mediante fraude no Distrito Federal. Outro investigado confessou ter sido preso por tráfico de drogas em São Paulo.

Com eles, foram apreendidos quatro consoles Playstation 5 avaliados em aproximadamente R$ 20 mil, cerca de mil maços de cigarros, diversos cartões bancários em nome de terceiros, além de maquininhas de cartão de crédito de diferentes marcas e modelos e aparelhos celulares.

O quarteto vai responder pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e associação criminosa.

Sair da versão mobile