Portal Estado do Acre Notícias

Galípolo recebe presidente do BRB após reunião com Banco Master

galipolo-recebe-presidente-do-brb-apos-reuniao-com-banco-master

Galípolo recebe presidente do BRB após reunião com Banco Master

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, vai se reunir, na noite desta segunda-feira (21/7), com o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa.

No sábado (19/7), Galípolo recebeu o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, na sede da instituição. Os encontros ocorrem em meio à análise final do BC sobre a operação de compra do Master pelo BRB.

Além do presidente, o diretor executivo de Finanças e Controladoria do BRB, Dario Oswaldo Garcia Junior, deve participar da audiência.

No lado do BC, os diretores de Fiscalização, Ailton De Aquino, de Regulação, Gilneu Astolfi, e de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Dias, também estarão presentes.

Leia também

No início de julho, durante audiência pública convocada pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, Galípolo declarou que aguarda o que chamou de “definição do perímetro da compra” do Master pelo BRB para finalizar a análise da viabilidade da operação.

A autoridade monetária disse ainda que não cabe ao BC “julgar conveniência” do negócio, mas suas questões técnicas.

“As duas instituições estão definindo o perímetro da operação e, a partir daí, o Banco Central faz uma análise da viabilidade da operação, sem julgar a conveniência para os seus acionistas para a operação”, explicou o presidente do BC na ocasião.

Ele completou, à época: “Uma vez concluído o que seria o perímetro, a intenção, vamos dizer assim, de um banco vender para o outro, a equipe do Banco Central se debruça sobre esse tema para poder analisar”.

Entenda

A compra do Banco Master pelo BRB é o assunto do mercado financeiro desde que foi anunciada, no fim de março.

O negócio avaliado em R$ 2 bilhões envolve a aquisição de 58% do capital do Banco Master pelo BRB, 100% das ações preferenciais e 49% das ordinárias.

Em maio, o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) João Egmont liberou a operação. O magistrado atendeu ao pedido do recurso do Governo do Distrito Federal (GDF) e derrubou a liminar que impedia a assinatura do contrato de compra do Banco Master pelo BRB.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) questionou o fato de a operação ocorrer sem lei específica ou aprovação pela assembleia geral.

Ao analisar os recursos, o desembargador enfatizou que a operação trata-se de compra de ações, e não de controle total da empresa, o que não demandaria legislação própria.

Sair da versão mobile