A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), respondeu em tom crítico às declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a taxação imposta por Donald Trump às exportações brasileiras aos EUA.
Na quinta (10/7), Bolsonaro acusou o governo brasileiro de se afastar de “compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram”. O ex-presidente e aliado de Trump também disse que o país “caminha rapidamente para o isolamento e a vergonha internacional”.
Em resposta, a titular da articulação política do governo Lula e ex-presidente do PT, Gleisi Hoffmann, escreveu nesta sexta (11/7) nas redes sociais. “Vergonha internacional e isolamento o Brasil conheceu no desgoverno de Jair Bolsonaro. Abusos, censura, perseguição e ódio político foi o que ele praticou contra qualquer um que divergisse de seu autoritarismo”, declarou ela em uma publicação no X.
Leia também
-
Ministros do STF ironizam pleitos de Eduardo Bolsonaro: “Fala sério”
-
Bolsonaro se manifesta sobre taxação de Trump contra o Brasil
-
Ato da esquerda levou mais gente à Paulista do que Bolsonaro, diz USP
-
Eduardo diz que Bolsonaro não pode resolver tarifa imposta por Trump
Gleisi ainda acusou o ex-presidente de tentar implementar uma ditadura no Brasil por meio de um golpe de Estado, e que “senso de responsabilidade foi o que ele nunca teve”, citando vítimas da pandemia de Covid-19.
“Seu desgoverno foi de total submissão e humilhação diante dos EUA, sem jamais defender os interesses nacionais. Aplaudir um presidente estrangeiro por chantagear o Brasil é a prova maior de que ele coloca seus problemas pessoais acima de tudo, inclusive do país”, escreveu a petista.
“Na boca de Bolsonaro, as palavras justiça, liberdade e participação política soam como pura hipocrisia de alguém que tenta escapar da punição por seus crimes, dentro do devido processo legal, no estado de direito que ele tentou destruir”, finalizou Gleisi.