A Google foi condenada a pagar cerca de US$ 12,5 mil (R$ 69 mil) a um morador de Bragado, na Argentina, após uma câmera do Google Street View registrá-lo nu no quintal de sua casa. A foto foi feita enquanto um carro do Google mapeava a cidade, que fica a 210 km de Buenos Aires.
A imagem em questão mostrava a fachada da casa de um ângulo que permite ver o quintal, onde o morador estava sem roupas. O Street View, usualmente, desfoca rostos, mas, neste caso, o morador apareceu de costas.
O homem só ficou sabendo da existência da foto após ela ser divulgada pela imprensa local e compartilhada nas redes sociais. O morador relatou que se sentiu humilhado, a ponto de se isolar em casa.
Leia também
-
Google se manifesta após STF apertar regulação das redes
-
STF: Google diz que não pode informar dados sobre “minuta do golpe”
-
Moraes manda Google informar quem inseriu “minuta do Golpe” na web
-
Google apresenta inovações que prometem inaugurar nova era no digital
De acordo com a denúncia, mesmo sem mostrar o rosto, por meio da imagem, é possível fazer a identificação do homem por causa da casa, o que gerou piadas entre vizinhos e colegas de trabalho.
A condenação foi confirmada pela Câmara Nacional de Apelações, que rejeitou os recursos do Google Argentina e Google Inc. A Justiça reconheceu que a empresa possui licenças para fazer os registros, mas mandou que ela excluísse a imagem, porque “ninguém quer aparecer aos olhos do universo tal como Deus o enviou ao mundo”, diz a decisão.