Portal Estado do Acre Notícias

Gripe aviária: África do Sul e Singapura retiram restrições à carne brasileira

Gripe aviária: África do Sul e Singapura retiram restrições à carne brasileira

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou, nesta terça-feira (8/7), que África do Sul e Singapura retiraram o embargo à importação da carne de frango produzida no Brasil. O bloqueio havia sido imposto após casos confirmados de gripe aviária no Rio Grande do Sul. Com isso, o número de países que continuam com restrição total ao produto nacional segue em nove, mais a União Europeia.

Veja quadro:

 

Entenda o que é a gripe aviária

A onda de suspensões na importação da carne de frango do Brasil ocorreu após a divulgação, pelo governo federal, em 16 de maio deste ano, da descoberta dos casos de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro (RS). A descoberta havia sido feita pelas autoridades um dia antes.

Além dos nove países mais UE que ainda mantêm bloqueio total à importação da carne de frango brasileira, há outros 17 que mantêm restrição à proteína com origem somente do estado do Rio Grande do Sul.

Leia também

Após a descoberta do caso em Montenegro, foi declarada situação de emergência pelo Mapa para lidar com a questão. Depois de feita a desinfecção da granja e o abate das aves que não morreram com a doença, foi decretado um vazio sanitário de 28 dias a partir de 22 de maio. O período encerrou no dia 18 de junho.

Sair da versão mobile