Portal Estado do Acre Notícias

Há 40 anos, Queen fazia história no palco do Live Aid: relembre

ha-40-anos,-queen-fazia-historia-no-palco-do-live-aid:-relembre

Há 40 anos, Queen fazia história no palco do Live Aid: relembre

O Dia Mundial do Rock é celebrado neste domingo (13/7). A data homenageia um dos momentos mais emblemáticos da história da música, o festival Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985.

O evento beneficente, criado para arrecadar fundos para o combate a fome na Etiópia, reuniu alguns dos maiores nomes do rock em palcos simultâneos em Londres e Filadélfia. Entre todas as apresentações, a do Queen ficou marcada como lendária.

Leia também

Em 2025, o Live Aid completa 40 anos e o show do Queen, com apenas 20 minutos de duração, mostrou ao mundo o poder do rock e da presença de palco de Fred Mercury, que comandou uma plateia de 72 mil pessoas e milhões de telespectadores ao redor do planeta com carisma.

Leia também

No setlist, sucessos como Bohemian Rhapsody, Radio Ga Ga, Hammer to Fall, Crazy Little Thing Called Love, We Will Rock You e We Are the Champions.

5 imagensFechar modal.1 de 5

Freddie Mercury

Reprodução/GettyImages2 de 5

Led Zeppelin com Phil Collins na bateria em show no Live Aid

Ebet Roberts/Redferns3 de 5

Retrato posado do Queen – Roger Taylor, Freddie Mercury, Brian May e John Deason

Richard E. Aaron/Redferns4 de 5

Freddie Mercury se apresentando ao vivo no palco

Bob King/Redferns5 de 5

Em 1982, na Califórnia

Getty Images

O impacto foi tão grande que muitos críticos consideram o show do Queen no Live Aid o melhor da história do rock. Em 2005, a BBC elegeu a apresentação como a mais memorável da música ao vivo. O momento também foi recriado com fidelidade no filme Bohemian Rhapsody (2018), vencedor de quatro Oscars, incluindo o de Melhor Ator para Rami Malek, que interpretou Freddie Mercury.

Live Aid

O Live Aid foi idealizado por Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, e pelo músico Midge Ure, e contou com nomes como U2, David Bowie, Elton John, The Who, Paul McCartney, Led Zeppelin, Dire Straits, Phil Collins, Madonna, Eric Clapton, entre muitos outros.

O evento foi transmitido para mais de 1,5 bilhão de pessoas em 150 países, algo inédito para a época. A arrecadação ultrapassou os US$ 125 milhões em doações.

Sair da versão mobile