O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, publicou uma foto de mãos dadas com o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo. O registro foi feito durante café da manhã com ministros da economia e presidentes dos bancos centrais do Mercosul, nesta quarta-feira (2/7), no Palácio San Martín, em Buenos Aires, na Argentina.
“Conversa ótima com os ministros das finanças do Uruguai, Paraguai e Argentina. Oportunidade de coalizão em torno do objetivo de firmar o acordo com a União Europeia e fortalecer uma posição multilateral importante”, afirmou Haddad na rede social X.
Haddad viajou ao país para participar da 66ª Cúpula do Mercosul, acompanhado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As agendas do ministro devem ser destinadas a fortalecer as relações entre países e tratar sobre a possibilidade de acordos com a União Europeia.
Após o café da manhã, ele participou de uma reunião bilateral com o ministro da Economia indicado pelo presidente da Argentina, Javier Milei. Vale lembrar que o presidente argentino já teceu críticas ao presidente Lula e proferiu xingamentos como “dinossauro idiota”.
Leia também
-
Lula faz 1ª visita à Argentina sob Milei e pode encontrar Cristina
-
Lula chega à Argentina para assumir a presidência do Mercosul
-
Mercosul fecha acordo que pode baixar preço do chocolate suíço
-
Mercosul fecha acordo de livre comércio com 4 países europeus
Essa é a primeira vez que Lula visita a Argentina após a posse de Milei. Não está previsto um encontro bilateral entre os líderes.
O Mercosul ou Mercado Comum do Sul é um dos maiores blocos econômicos do mundo, fundado em 1991, e tem o objetivo de incentivar a cooperação dos países sul-americanos em diversas frentes. Atualmente, participam do grupo: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela.