Portal Estado do Acre Notícias

Hasta la vista, baby: Schwarzenegger é aclamado por faria limers em SP

hasta-la-vista,-baby:-schwarzenegger-e-aclamado-por-faria-limers-em-sp

Hasta la vista, baby: Schwarzenegger é aclamado por faria limers em SP

Principal atração da 15ª edição da Expert XP, um dos maiores festivais de investimentos do mundo, o ator, empresário e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger foi ovacionado pelo público que acompanhou o primeiro dia oficial do evento deste ano, nesta sexta-feira (25/7), em São Paulo.

No início da noite, Schwarzenegger lotou o palco principal da Expert e foi o destaque do painel intitulado “Disciplina, Liderança e Inovação: Lições de um Ícone que Transcendeu Barreiras”. Durante a sabatina, o astro falou sobre sua trajetória pessoal e profissional e a experiência acumulada tanto no mundo do cinema quanto na política.

Antes do início da palestra com Schwarzenegger, o público formou uma enorme fila do lado de fora do auditório. Ao final da apresentação, o astro foi aplaudido ininterruptamente durante alguns minutos, alvo dos flashes dos celulares e de gravações de vídeos.

Crise para unir democratas e republicanos

Durante sua participação na Expert XP, Arnold Schwarzenegger afirmou que, quando foi governador da Califórnia, entre 2003 e 2011, enfrentou crises e fez delas uma oportunidade.

“Quando fui governador da Califórnia, tivemos de enfrentar algumas crises. Tivemos uma crise econômica, tivemos recessão. Não apenas localmente, mas nacionalmente e até globalmente naquele momento. Tivemos blecautes, apagões recorrentes, empresas e pessoas estavam saindo do estado. Tinha crise em todo lugar, e eu usei essa crise para fazer as pessoas se unirem”, disse Schwarzenegger.

“O que eu fiz foi aproveitar essa crise para tentar aproximar as pessoas, fazer as pessoas ficarem mais juntas. As pessoas sempre estão brigando, principalmente democratas e republicanos nos Estados Unidos. Estão sempre disputando. O mesmo acontece aqui e em todos os lugares do mundo”, completou.

“É exatamente isso o que nós temos de fazer. Os democratas têm seus princípios, os republicanos têm seus princípios, mas podemos unir as pessoas no que elas têm de melhor. Você não é meu inimigo. Você é meu amigo. Minha mensagem foi a de que podemos caminhar juntos e, juntos, podemos resolver qualquer problema na Califórnia. O que aconteceu foi que as pessoas caminharam juntas, pela primeira vez em muito tempo.”

Segundo o ex-governador da Califórnia, que é filiado ao Partido Republicano, de Donald Trump, mas declarou voto na democrata Kamala Harris nas eleições do ano passado, a união entre as pessoas permitiu ao estado “alcançar inúmeros objetivos”. “Foram objetivos econômicos, construímos infraestrutura como o estado da Califórnia não via em décadas. Avançamos muito em diversas áreas, como educação, saúde e segurança”, observou.

Reunião com governadores

“Há uma crise com a Floresta Amazônica, e essa crise existe porque os partidos não estão se entendendo. Há uma crise com o país de vocês e com os EUA, e todo esse tipo de coisa. Mas, quando vocês tiverem essa reunião sobre o meio ambiente muito em breve, no final do ano, aproveitem essa oportunidade, estudem-na cuidadosamente e façam a solução emergir”, concluiu Schwarzenegger.

Ele se referia à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), programada para novembro deste ano – e que também foi assunto em outros painéis da Expert XP ao longo do dia.

Leia também

Antes da palestra, Schwarzenegger se reuniu com um grupo de governadores brasileiros para discutir questões climáticas. Entre os líderes estaduais, estavam Wilson Lima (Amazonas), Carlos Brandão (Maranhão), Mauro Mendes (Mato Grosso), Helder Barbalho (Pará), Marcos Rocha (Rondônia) e Antonio Denarium (Roraima).

“É preciso estudar a crise. Há uma oportunidade nela e precisamos pensar com cuidado. Foi o que eu disse aos governadores que conheci aqui no Brasil”, afirmou.

“Tudo é possível”

Em outro momento da apresentação, em um discurso ao estilo autoajuda, Schwarzenegger afirmou que as pessoas não devem deixar de acreditar em seus sonhos, mesmo naqueles que parecem impossíveis à primeira vista.

“Por causa da minha ambição e da minha vontade, foi possível mudar a minha realidade e conquistar muitas coisas. Quando fui candidato a governador do estado da Califórnia, a maioria das pessoas dizia que política era diferente, que aquilo não era para mim e que não seria possível. Dois meses depois, eu estava eleito governador da Califórnia. Entendem o que eu estou dizendo?”, disse.

“Não deixem ninguém lhes dizer que alguma coisa é impossível. Tudo é possível. Lembrem-se disso.”

É preciso “se divertir”

Durante sua participação na Expert XP, Arnold Schwarzenegger lamentou o fato de pesquisas recentes terem apontado que muitos norte-americanos não gostam de seus empregos atuais.

“Grande parte das pessoas nos EUA e no mundo odeia seus empregos. Que tipo de vida é essa? Você deve se divertir fazendo o que você faz, independentemente do que seja esse trabalho”, defendeu.

“Quando eu estava no Exército, ficava dirigindo tanques. Fazia aquilo com o maior prazer do mundo, era maravilhoso. Queria me transformar no melhor motorista de tanques que eu poderia ser”, afirmou.

“A vida é difícil, a vida é dura muitas vezes. Você deve tentar se divertir com o que você faz, porque haverá momentos em que você vai sentir que falhou, que fracassou, que as coisas não deram certo. Haverá momentos em que você estará mais triste ou mais negativo. Tudo isso faz parte da vida. Eu falhei em muitos momentos”, reconheceu.

Quem é Arnold Schwarzenegger

Ícone global do cinema, Arnold Schwarzenegger nasceu em Graz, na Áustria, em 1947, e imigrou para os EUA em 1968 – já depois de ganhar destaque como fisiculturista.

Schwarzenegger brilhou nas telas do cinema, em alguns dos maiores “blockbusters” dos anos 1980 e 1990, como “O Exterminador do Futuro”, “Conan, o Bárbaro” e “O Vingador do Futuro”. No auge da carreira, ele foi um dos atores mais bem pagos de Hollywood, com grandes sucessos que renderam mais de US$ 200 bilhões em bilheteria, segundo a Forbes.

Entre 2003 e 2011, foi governador do estado da Califórnia por dois mandatos consecutivos. Sua gestão foi marcada por uma reforma educacional que movimentou cerca de US$ 700 milhões em recursos federais.

Após deixar a política, Schwarzenegger foi um dos fundadores da R20 (Regions of Climate Action), uma organização que ajuda governos a implementarem projetos de baixo carbono.

11 imagensFechar modal.1 de 11

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos

Fábio Matos/Metrópoles2 de 11

Expert XP, feira de investimentos em São Paulo

Fábio Matos/Metrópoles3 de 11

Expert XP, feira de investimentos em São Paulo

Fábio Matos/Metrópoles4 de 11

Helder Barbalho, governador do Pará

Fábio Matos/Metrópoles5 de 11

Helder Barbalho, governador do Pará

Fábio Matos/Metrópoles6 de 11

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos

Paulo Bareta/Divulgação/XP7 de 11

Helder Barbalho, governador do Pará

Paulo Bareta/Divulgação/XP8 de 11

Renan Filho, Antonio Rueda, João Campos e Edinho Silva participaram de painel da Expert XP

Fábio Matos/Metrópoles9 de 11

Arnold Schwarzenegger

Reginaldo Martins/Divulgação/XP10 de 11

Arnold Schwarzenegger

Reginaldo Martins/Divulgação/XP11 de 11

Arnold Schwarzenegger

Reginaldo Martins/Divulgação/XP

O evento

A Expert XP, que chega à 15ª edição em 2025, acontece nesta sexta-feira e no sábado (26/7), na São Paulo Expo, na capital paulista. A expectativa dos organizadores é a de que o público supere os 45 mil participantes da edição anterior, em 2024.

Em edições anteriores, a Expert XP já contou com nomes como o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, os ex-atletas Magic Johnson, Serena Williams e Tom Brady, além do historiador e filósofo israelense Yuval Harari, da ativista paquistanesa Malala Yousafzai e do economista e empresário Mohamed El-Erian.

Sair da versão mobile