Entre 1992 e 2010, Hélio De La Peña foi um dos comediantes que integraram o Casseta & Planeta, programa humorístico que marcou gerações na televisão brasileira.
Leia também
-
Hélio De La Peña traz stand-up ao DF e reflete sobre humor em 2025
-
Relembre história de atriz de Roque Santero que morreu de câncer
-
História de Dona Beja é ambientada em cidade encantadora próxima ao DF
-
Diddy é alvo de novo processo sob acusação de estuprar dançarino
Desde o fim da atração, além do surgimento de novos projetos, Hélio também esteve antenado com as mudanças pelas quais o Brasil passou, incluindo na comédia, terreno muito vulnerável à cultura do cancelamento.
Em entrevista ao Metrópoles, Hélio fez algumas reflexões sobre qual seria o “destino” do Casseta em tempos em que as piadas estão sob constante vigilância de internautas ávidos por debates acalorados nas redes sociais.
“Casseta” seria cancelado?
De La Peña lembra que o programa teve como um dos principais objetivos alcançar o maior público possível, mesmo sendo alvo de vários processos judiciais devido a piadas com políticos, galãs e outras personalidades da época.
“O que acontece é que a gente estava se adaptando ao momento que estávamos vivendo. A gente não estaria em 2025 fazendo as piadas de 1992”, defende o humorista. Ele destaca, ainda, que o programa não poderia ter sido líder de audiência por tantos anos sem que houvesse o esforço de estar antenado com o que acontecia no Brasil e no mundo.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Helio de La Peña em Preto de Neve
Divulgação2 de 4
Helio de la Pena no espetáculo Preto de Neve
Divulgação3 de 4
Helio de la Peña em cena de Totalmente Demais
TV Globo/Reprodução4 de 4
Helio de La Peña é ex-Casseta e Planeta
Reprodução
“O humor é sempre contemporâneo. Então, a gente não estaria atrás de um cancelamento. Estaria atrás de audiência e atrás de fazer as pessoas se divertirem”, complementa.
Entre os processos contra o programa, Hélio recorda os movidos pelo então presidente do Congresso Nacional, Aécio Neves, no início dos anos 2000; pela Polícia Militar de São Paulo; e pelo empresário Arthur Falk, condenado pela Justiça por conta de gestão fraudulenta do Papa-Tudo. “As pessoas se incomodavam e entravam na Justiça. E, normalmente, acabavam se dando mal.”
Preto de Neve
Neste domingo (6/7), Hélio De La Peña desembarca em Brasília para apresentar o show de comédia stand up Preto de Neve, no Aplausos Clube de Comédia, no Guará 2.
Serviço
Espetáculo Preto de Neve
Às 20h, no Aplausos Clube de Comédia (Guará II QE 34 Comercial B Lojas 18/22)