Hélio De La Peña desembarca em Brasília neste domingo (6/7), para apresentar o show de comédia stand up Preto de Neve, no Aplausos Clube de Comédia, no Guará 2. Ao Metrópoles, o veterano contou um pouco sobre o seu espetáculo e a sua trajetória artística.
Foram três décadas arrancando risadas do telespectador nas noites de terça-feira, quando era transmitido o Casseta & Planeta, que ficou no ar entre 1992 e 2010. Hélio não tem receio de trazer a cor de pele para o humor. Ele explica que o nome do show é uma referência a sua aversão à neve e ao fato de ser um homem preto que circula em ambientes elitizados do Rio de Janeiro.
Leia também
-
Globo de Ouro: Helio de La Peña explica previsão sobre Fernanda Torres
-
Helio de la Peña defende humor político: “Eleitores viraram devotos”
A intenção é arrancar gargalhadas do público, mas ele não esquece dos desafios de ser um dos poucos homens pretos em meio a um mercado dominado por brancos. “Fico feliz de ser uma referência para a garotada preta. Eu sou o primeiro ator e autor preto da comédia que tinha um programa de humor no horário nobre da TV Globo”, lembra.
Helio de la Pena no espetáculo Preto na Neve
Hélio, hoje com 66 anos, o humorista afirma ter orgulho do trabalho feito no Casseta. “A gente tinha uma certa independência. Sendo autor, eu tinha controle sobre os papéis que eu fazia. Eu não fiquei preso aos papéis estereotipados, como do preto bêbado, bandido, traficante. Cheguei a fazer paródias de galãs brancos. Eu me sinto privilegiado nesse sentido.”
O ator diz que não tem receio de tornar a cor da sua pele um elemento das suas criações, principalmente na TV aberta. “O público sempre entendeu como brincadeira, nunca viu como uma coisa negativa ou depreciativa.”
Humor antenado
O Brasil e o mundo mudaram muito desde 1992, quando De La Peña começou a aparecer na televisão. “A gente sempre esteve em movimento. Você não conseguiria manter um programa líder de audiência de 1992 até 2010, se não tivesse se atualizando e acompanhando as mudanças de hábitos e das tecnologias. A gente começou a fazer o programa e não tinha telefone celular”, aponta o comediante, que enfatiza que o objetivo do seu ofício é arrancar gargalhadas. Para isso, segundo ele, é preciso estar atento ao que cativa o público.
Ele lembra que o humor feito pelo programa rendeu vários processos judiciais na época, mas nunca deixou de perseguir e cativar o telespectador, fosse ele quem fosse.
“O nosso objetivo sempre foi alcançar o maior público possível. A gente sempre está se adaptando ao momento que a gente tá vivendo. A gente não estaria em 2025 fazendo uma piada de 1992. O humor é sempre contemporâneo. A gente não estaria cancelado, porque estaríamos atrás da nossa audiência”, respondeu ao ser perguntado se o Casseta & Planeta seria cancelado em 2025. O show Preto de Neve será apresentado às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.
Serviço
Espetáculo Preto de Neve
Às 20h, no Aplausos Clube de Comédia (Guará II QE 34 Comercial B Lojas 18/22)
Classificação:
Ingressos pelo Sympla