A ex-secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton criticou duramente, nessa quinta-feira (10/7), o presidente Donald Trump por taxar em 50% os produtos brasileiros importados para os Estados Unidos e sair em defesa do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) devido a uma suposta trama golpista.
Nas redes sociais, Hillary atacou Trump e o Congresso norte-americano e ainda deu uma alfinetada em Bolsonaro: “Você [o americano] está prestes a pagar mais por carne não só porque o Trump quer proteger o seu amigo corrupto, mas também porque os republicanos no Congresso decidiram ceder-lhe o poder sobre a política comercial”.
Brasil x Trump
- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpriu a promessa que havia feito e anunciou que as exportações de produtos do Brasil para os Estados Unidos agora serão taxadas em 50%.
- A taxa entra em vigor a partir de 1º de agosto e será cobrada separadamente de tarifas setoriais, como as que atingem o aço e alumínio brasileiros. Em abril deste ano, o Brasil já havia sido atingido pelo tarifaço de Trump, e teve seus produtos tarifados em 10%. Além disso, as taxas norte-americanas de 50% sobre aço e alumínio também afetaram o país.
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a mensagem de que o Brasil é um país soberano, em resposta à elevação de tarifas. Em uma publicação nas redes sociais, o petista publicou uma imagem com o slogan “Brasil soberano”, seguido de uma frase da nota publicada nessa quarta-feira (9/7).
Leia também
-
Trump afirma que vai conversar com Lula “em algum momento”
-
É um pássaro? É um avião? Não. É o “Superman Trump”, posta Casa Branca
-
Em crise com Trump, Lula usa boné com frase “Brasil é dos Brasileiros”
-
China sai em defesa do Brasil e diz que taxa de Trump é “intimidação”
De acordo com Trump, a decisão de aumentar as tarifas contra o Brasil acontece após “ataques insidiosos” contra eleições livres no país. Na carta enviada a Lula, o presidente dos EUA voltou a criticar o julgamento de Bolsonaro.
Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado. Além dele, outros sete integrantes da alta cúpula do governo dele são réus. A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) também envolve outros investigados, divididos em mais três núcleos distintos.
“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato — inclusive pelos Estados Unidos — é uma vergonha internacional”, alegou Trump.
O presidente norte-americano afirmou que tem acompanhado, assim como o restante do mundo, o tratamento dado a Jair Bolsonaro e disse que ” eles não fizeram nada além de ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”.