MAIS

    Ibaneis pede a Alckmin reunião com governadores sobre tarifaço

    Por

    O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), na manhã desta segunda-feira (28/7), e sugeriu um encontro com governadores para discutir as tarifas impostas por Donald Trump a produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. A medida entra em vigor em 1º de agosto.

    A reunião com governadores não tem data para ocorrer, mas a expectativa do governador é que aconteça antes de sexta-feira (1º/8).

    Entenda o tarifaço de Trump:

    • Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou no dia 9/7 que taxaria os produtos brasileiros em 50% a partir de 1º de agosto;
    • Trump reclamou do que considera “ataques insidiosos” contra eleições livres no Brasil e criticou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, alvo de inquérito no STF por suposta tentativa de golpe de Estado;
    • Trump tem adotado tarifas a diversos países como meio de pressionar por novos acordos comerciais. No caso do Brasil, o motivo ideológico se destaca;
    • Lula tem dito que responderá via Lei de Reciprocidade e se recusa a aceitar qualquer interferência estrangeira no funcionamento do Estado brasileiro, e tem repetido que o Poder Judiciário é independente do Executivo;
    • O governo brasileiro tem reclamado que não há interlocutores para negociar qualquer saída para o tarifaço;
    • Lideranças da direita, como Eduardo e Jair Bolsonaro, têm condicionado o fim do tarifaço a pautas como anistia ao 8 de Janeiro e fim do inquérito sobre golpe de Estado.
    Leia também

    “Vim trazer para ele um convite do Fórum de Governadores, todos os governadores muito preocupados, uns vão perder mais, outros menos, mas eu acho que nós temos condições de fazer um diálogo unindo toda a classe política brasileira em torno desse que é um problema nacional”, disse Ibaneis após a reunião.

    O governador do DF disse que Alckimin concordou com a pauta. “Ele recebeu muito bem a o nosso convite e as nossas assessorias ficaram de marcar a data para que eu possa comunicar os governadores para que a gente faça esse fórum aqui debatendo esse tema que vai atingir muito a população brasileira”.

    Segundo Ibaneis, após o encontro, pode-se avaliar a ida de uma comitiva de governadores a Washington para negociar as tarifas. O governador também descartou a possiblidade de a anistia para os envolvidos nos atos de 8 de Janeiro entre na discussão. Para o governador, o momento é de debater assuntos que unam o país.

    “Nossa postura no fórum agora é tratar de tarifas porque eu quero o tema que una. Agora, na questão da anistia, vários [governadores] têm suas posições já formadas, já colocadas aí. O Congresso Nacional está com um tema que precisa debater, porque fica essa pressão em cima do Congresso também e tem sido uma pauta que está desunindo muito o país às vésperas de uma eleição que se avizinha para 2026”, pontuou.

    Leia também

    Ministro viaja aos EUA

    Na semana em que se esgota o prazo para a vigência das tarifas, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou aos Estados Unidos. Ele está em Nova York para participar de uma conferência das Nações Unidas sobre a Palestina, mas se colocou à disposição para ir a Washington caso seja recebido por autoridades norte-americanas.

    Além do ministro, comitiva de oito parlamentares brasileiros está nos Estados Unidos em missão oficial do Senado, com o objetivo de negociar o aumento tarifário junto a congressistas e representantes do setor norte-americano. Até o momento, o grupo permanece em Washington D.C.