Portal Estado do Acre Notícias

Indígenas alcoolizados causam transtornos e vira problema de saúde pública na cidade de Envira, no interior do Amazonas

Quem anda pelo centro de Envira, cidade às margens do Rio Tarauacá, no interior do Amazonas , nota a presença maciça de Indígenas da etnia kulina , sob efeito de álcool e brigando entre si. O que tem gerado transtorno e um enorme problema de saúde pública.  

Além disso, segundo a população, alguns desses Indígenas também praticam furtos nas lojas na região central. O que vem gerando indignação diante da omissão da Fundação Nacional do Índio. 

É comum verificar às 23h da noite , de domingo a domingo, índios ( isso incluem homens mulheres), sob efeito de álcool jogado sobre os bancos praça, a grande maioria nem consegue se comunicar em português, quando as autoridades policiais chegam e pedem que se vá para os seus barcos. 

Nos dias 15 e 16 de julho, a reportagem do Portal Estado do Acre Notícias viu duas mulheres sangrando na face devido às agressões que tinha sofrido dos próprios índios. Uma dela estava com uma criança que tinha em média 3 meses de vida. 

Outra cena que chama atenção é a quantidade de crianças indígenas que ficam no mesmo ambiente dos seus irmãos drogados.

Segundo informações, tem um representante da Funai na cidade, mas nada tem feito para buscar uma solução, na qual a primeira buscar coibir a venda de bebidas, já que é crime.

O alto índice de alcoolismo entre os índios Kulina é um problema real, com impactos profundos na saúde, na violência doméstica e na desestruturação familiar. O que requer  medidas urgentes das autoridades  locais e nacional.

Sair da versão mobile