MAIS

    Influenciador é preso após pousar sem autorização em ilha da Antártida

    Por

    Ethan Guo, de 19 anos, foi detido em uma ilha da Antártida enquanto pilotava um pequeno avião com o objetivo de percorrer todos os continentes, segundo autoridades chilenas. Elas acusaram o jovem de apresentar um plano de voo falso.

    Guo, um piloto asiático-americano, acumula mais de 1 milhão de seguidores na internet, onde compartilha sua história de querer ser a primeira pessoa na história a voar sozinho pelos sete continentes, em uma pequena aeronave, com o objetivo de arrecadar US$ 1 milhão para pesquisas sobre o câncer. Veja:

     

    View this post on Instagram

     

    A post shared by Ethan Guo (@ethanguo.rtw)

    Segundo o site de Guo, ele obteve a licença de piloto privado aos 17 anos e vem viajando desde então. Ele foi detido em 28 de junho, de acordo com a CBS News.

    Leia também

    O promotor regional de Magalhães e da Antártida Chilena, Cristian Cristoso Rifo, afirmou que o jovem partiu do aeroporto da cidade de Punta Arenas e seguiu em um voo não autorizado para a Ilha Rei George, reivindicada pelo Chile.

    Ao pousar a aeronave no Aeroporto Teniente R. Marsh, na ilha, Guo foi detido. O Ministério Público do Chile o acusou de violar dois artigos do Código Aeronáutico Chileno, incluindo um que prevê prisão ou multa para quem aterrissar sem autorização.

    Segundo Rifo, em publicação na rede social X, Guo apresentou um plano de voo que indicava apenas a intenção de sobrevoar Punta Arenas.

    De acordo com o promotor, Guo violou “múltiplas regras nacionais e internacionais” do código aeronáutico, que regulam o acesso à Antártida.

    Pesquisa do câncer

    Ethan Guo começou o plano de voar sozinho pelos sete continentes aos 13 anos. Em 2021, um primo foi diagnosticado com câncer e, segundo ele, isso o motivou a se engajar na luta contra a doença.

    “Quero aproveitar todas as oportunidades para conscientizar sobre o câncer infantil e a necessidade de aumentar os esforços de pesquisa para encontrar métodos de prevenção e tratamento”, diz o site do jovem.

    Guo pretende arrecadar US$ 1 milhão para pesquisa e conscientização sobre o câncer por meio do St. Jude Children’s Research Hospital.