MAIS

    Inmet coloca SP sob alerta para tempestades nesta segunda (28/7)

    Por

    A partir da propagação de uma frente fria, praticamente todo o estado de São Paulo está em estado de alerta para tempestades nesta segunda-feira (28/7), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão ainda coloca o território paulista em alerta para declínio de temperatura e ventos costeiros em todo o litoral do estado.

    Em relação às tempestades, há dois alertas de “perigo potencial” em vigor. O primeiro, com término previsto para às 10h desta segunda, indica tempestades em toda a faixa oeste do estado. Já o segundo coloca a região centro-leste, incluindo a Grande São Paulo, em estado de atenção até pelo menos 21h.

    São esperados chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

    5 imagensNuvens escuras de chuva sobre a região da Avenida Paulista, vistas a partir de Pinheiros, em São PauloRua Palestra Itália, endereço do Palmeiras, vira rio durante tempestade em SPAlerta-se para intensas rajadas de vento, o que eleva o potencial para queda de árvoresCiclone extratropical deve causar temporais em quatro estados. Veja onde
Fechar modal.1 de 5

    Tempestade escureceu céu em São Paulo

    Leonardo Amaro/Metrópoles2 de 5

    Nuvens escuras de chuva sobre a região da Avenida Paulista, vistas a partir de Pinheiros, em São Paulo

    William Cardoso/Metrópoles3 de 5

    Rua Palestra Itália, endereço do Palmeiras, vira rio durante tempestade em SP

    Reprodução/Redes Sociais4 de 5

    Alerta-se para intensas rajadas de vento, o que eleva o potencial para queda de árvores

    Reprodução/Portal Giro Americana5 de 5

    Ciclone extratropical deve causar temporais em quatro estados. Veja onde

    Cesar Sacheto/Metrópoles

    Cuidados em tempestades

    • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
    • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
    • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
    • Fique atento às previsões do tempo e ative notificações da Defesa Civil.

    O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo também colocou a capital em estado de atenção para a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista, causando aumento de nebulosidade, chuvas isoladas, intensas rajadas de vento e acentuado declínio das temperaturas no início desta semana.

    Todo o litoral do estado está sob alerta de perigo para ventos costeiros, até às 12h desta segunda. Há previsão de movimentação das dunas de areia sobre construções na orla com a intensificação dos ventos.

    Já a baixa nas temperaturas aponta declínio entre 3ºC e 5ºC, com alerta em nível de perigo potencial até às 10h desta terça-feira (29/7).

    Previsão do tempo

    Esta segunda-feira iniciou com tempo instável na capital paulista. Imagens de radar e satélite meteorológico registraram áreas de instabilidade de fraca intensidade com pontos isolados e de curta duração de chuva com até moderada intensidade.

    Segundo o CGE, no entanto, rápido deslocamento do sistema diminui o potencial para formação de áreas de alagamento intransitáveis. Os dados mostram ainda que julho registrou até o momento apenas 3,3mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 7,9% dos 41,7mm esperados.

    Leia também

    O dia começa com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 14°C e máximas de 25°C. A chegada da  frente fria muda o tempo no decorrer da tarde, com aumento de nebulosidade e pancadas isoladas de chuva, que no geral variam entre fraca e moderada intensidade. Alerta-se para intensas rajadas de vento, que devem superar os 60 km/h, o que eleva o potencial para queda de árvores.

    Nesta terça-feira (29/7), a frente fria se afasta do litoral paulista, mas os ventos úmidos do oceano ainda devem manter o céu com muita nebulosidade e causar chuviscos, principalmente durante a madrugada. O sol pode até aparecer rapidamente entre muitas nuvens, mas a chegada de uma massa de ar polar causa acentuado declínio das temperaturas. As máximas devem permanecer abaixo dos 17°C, enquanto as mínimas podem atingir os 10°C no período da noite.