O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi apontado como o principal representante da direita no Brasil, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25/7) pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Politicas e Econômicas (Ipespe).
O levantamento ouviu 2.500 pessoas entre 19 e 23 de julho e testou cinco nomes para identificar quem, na visão dos entrevistados, melhor representa o espectro político de direita no país.
Segundo os resultados, 46% consideram Bolsonaro o principal nome do campo, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 14%. Os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Ratinho Junior (PSD-PR) e Romeu Zema (Novo-MG) aparecem empatados, com 3% cada.
Veja:
Ainda de acordo com a pesquisa, 19% dos entrevistados não reconheceram nenhum dos nomes apresentados ou citaram outros políticos, enquanto 11% não souberam ou preferiram não responder.
Leia também
-
Para 62%, Bolsonaro deve abrir mão de candidatura e apoiar outro nome, diz Quaest
-
Quaest: bolsonaristas aumentam críticas ao STF na web após ação da PF
-
Quaest mostra polarização nas redes sobre ação da PF contra Bolsonaro
-
Quaest: Lula lidera 1º turno, mas empata com Tarcísio na margem de erro em 2º turno
A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,45%. A pesquisa utilizou metodologia híbrida, combinando entrevistas telefônicas conduzidas por pesquisadores e questionários on-line.
Governo Lula
Os dados também foram cruzados com a avaliação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os entrevistados que consideram Bolsonaro o principal nome da direita, 28% aprovam a gestão petista, contra 64% que desaprovam.
Veja:
A pesquisa também analisou a percepção dos entrevistados de acordo com sua posição ideológica declarada. Entre os que apontaram Bolsonaro como o principal representante da direita, 67% se identificam como de direita, 32% como de centro e 40% como de esquerda.
Confira: