MAIS

    Laudo confirma causa da morte de criança que caiu em cânion no RS

    Por

    O laudo da necrópsia apontou que Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, morreu por politraumatismo após cair de uma altura de cerca de 70 metros no Cânion Fortaleza, localizado em Cambará do Sul (RS), na Serra Gaúcha. A informação foi confirmada ao Metrópoles pela Polícia Civil, que investiga o caso.

    O acidente ocorreu nessa quinta-feira (10/7), enquanto Bianca visitava o ponto turístico com os pais. Eles são de Curitiba (PR).

    Segundo o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a família estava no mirante do cânion quando, ao se deslocarem para um banco, a menina teria saído correndo e, apesar da tentativa do pai de alcançá-la, caiu antes. No local da queda, não há cercas de proteção.

    As buscas duraram cerca de 10h. O corpo da criança foi encontrado já sem vida pelas equipes de resgate e retirado do cânion por volta das 23h. A perícia foi realizada no Posto Médico Legal de Taquara, também na Serra Gaúcha, e o corpo foi liberado para a família. O governo do Paraná informou que uma aeronave será enviada para transportar o corpo de Bianca até Curitiba.

    Além do laudo de necropsia, as autoridades ainda aguardam o resultado da perícia no local do acidente, que deve ser concluída em até um mês, segundo estimativa da polícia.

    5 imagensA menina, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estava em um passeio com os pais na Trilha do MiranteO acidente ocorreu às 13h e a criança foi localizada por meio de um drone com câmera térmica por volta das 17h30Cânion Fortaleza, Município de Cambará do Sul, Estado do Rio Grande do SulO local do acidente é situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, e possui cerca de 7,5 quilômetros de extensãoFechar modal.1 de 5

    A criança ficou cerca de 10 horas no local da queda

    Divulgação Corpo de Bombeiros2 de 5

    A menina, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estava em um passeio com os pais na Trilha do Mirante

    Divulgação Corpo de Bombeiros3 de 5

    O acidente ocorreu às 13h e a criança foi localizada por meio de um drone com câmera térmica por volta das 17h30

    Divulgação Corpo de Bombeiros4 de 5

    Cânion Fortaleza, Município de Cambará do Sul, Estado do Rio Grande do Sul

    Getty Images5 de 5

    O local do acidente é situado dentro do Parque Nacional da Serra Geral, e possui cerca de 7,5 quilômetros de extensão

    Getty Images

    Saiba como é cânion onde Bianca despencou

    Localizado em Cambará do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, o Cânion Fortaleza, é um dos destinos mais procurados por amantes de trilhas e paisagens de tirar o fôlego.

    Localizado no Parque Nacional da Serra Geral, o Cânion Fortaleza impressiona por suas dimensões: são cerca de 7,5 quilômetros de extensão, 2 mil metros de largura e mais de 1 mil metros de altitude em relação ao nível do mar. As imensas paredes rochosas, que lembram muralhas naturais, dão origem ao nome do local.

    O acesso ao cânion é feito pela rodovia CS-012, na altura do km 22. As trilhas da região são autoguiadas, ou seja, não exigem a presença de guias. Placas informativas ao longo do percurso orientam os visitantes e reforçam os alertas de segurança.

    Leia também

    Pronunciamentos

    Nas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), manifestou solidariedade à família de Bianca Zanella e agradeceu o empenho das equipes que atuaram no resgate.

    “Quero deixar um abraço, solidariedade e todo o meu carinho para a família que, certamente, sente uma dor imensa, uma perda irreparável”, afirmou Leite em vídeo publicado em seu perfil. O governador também destacou o trabalho das forças de segurança do estado: “Agradeço toda a dedicação das nossas equipes nesse momento tão difícil.”

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também prestou suas condolências nas redes sociais.

    “A morte da pequena Bianca Zanella, de 11 anos, me comoveu profundamente. Ela caiu de um penhasco no Parque Nacional da Serra Geral, no Rio Grande do Sul e, apesar do bravo esforço das forças de segurança, não foi possível resgatá-la com vida. Expresso minha profunda solidariedade aos seus pais e familiares, e desejo que Deus lhes traga a consolação neste momento de dor”, declarou.