O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou nesta segunda-feira (7/7) um requerimento para homenagear o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a defesa que ele fez de Jair Bolsonaro.
O requerimento foi protocolado na Comissão de Relações Exteriores, presidida pelo bolsonarista Filipe Barros (PL-PR), e foi feito horas depois da postagem de Trump, chamando as ações contra Bolsonaro de “caça às bruxas”.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Donald Trump
Reprodução/TV Fox News2 de 3
Trump e Jair Bolsonaro
Alan Santos/PR3 de 3
Trump: Irã e Israel estão “exaustos” e não devem retomar conflito
Reprodução
O motivo oficial da homenagem, segundo o requerimento, é o “trabalho desenvolvido” por Trump como “presidente da maior nação e pela incansável luta em defesa da democracia e da liberdade de expressão em todo o planeta”.
“O excelentíssimo senhor Donald John Trump, presidente dos Estados Unidos da América – EUA, merece essa justa moção de louvor e regozijo pelo brilhante trabalho desenvolvido como presidente da maior nação e pela incansável luta em defesa da democracia e da liberdade de expressão em todo o planeta”, diz Sóstenes no pedido.
Leia também
-
Auxiliares de Lula veem fala de Trump sobre Bolsonaro como “presente”
-
Por que Trump defendeu Bolsonaro, na avaliação de ministros Lula
-
Bolsonarista cita Lady Gaga para pedir mudança em prisão preventiva
-
Trump monitorou cúpula do Brics no Brasil, revela Casa Branca
Como mostrou a coluna, aliados de Bolsonaro dizem que a mensagem de Trump é fruto do trabalho do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos articulando sanções contra o STF brasileiro.
A expectativa dos bolsonaristas é de que a manifestação via redes sociais não seja o único movimento de Trump em defesa da participação de Bolsonaro nas eleições de 2026. Segundo aliados do ex-presidente, “vem mais por aí muito em breve”.