MAIS

    Líder do PT cobra posição de Tarcísio após taxação anunciada por Trump

    Por

    O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), cobrou um posicionamento do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a respeito da taxação de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

    “Qual a posição do governador de São Paulo, o Tarcisio de Freitas? Que há dois dias atrás aplaudiu o Trump quando o Trump disse que só o povo podia julgar Bolsonaro […]. Gente, a dois dias atrás, ele fez uma postagem saudando o Trump, dizendo que só o povo podia julgar o Bolsonaro, como se o julgamento do Supremo fosse ilegítimo. Esse povo tem que falar”, declarou o líder do PT à jornalistas.

    Lindbergh disse que a taxação anunciada pelo presidente dos Estados Unidos foi articulada por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e integrantes da “extrema-direita”.

    “Articulado pelo Eduardo Bolsonaro e por essa rede da extrema-direita. Não tenho dúvidas, quero reafirmar, ele disse que ia prejudicar Alexandre Moraes e prejudicou todo o Brasil”, argumentou.

    Parlamentares da esquerda defenderam que o governo Lula use a lei da reciprocidade aprovada recentemente pelo Congresso para responder ao anúncio do governo norte-americano.

    A taxa de 50% aos produtos brasileiros entra em vigor a partir de 1º de agosto, e será cobrada separadamente de tarifas setoriais, como as que atingem o aço e alumínio brasileiros. Apesar de ser duro na carta enviada a Lula, Trump deixou aberta a possibilidade de negociação.

    Anteriormente, o presidente dos Estados Unidos já anunciou taxações contra outros países e depois recuou.