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    Linha 6-Laranja do metrô: veja detalhes dos trens da futura estação

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    Com início de operação previsto para o segundo semestre de 2026, a futura Linha-6 Laranja do metrô em São Paulo recebeu a primeira composição de trem na última quinta-feira (10/7), no pátio Morro Grande, zona norte da capital.

    O primeiro trecho da linha a ser entregue ligará o bairro da Brasilândia, na zona norte, a Perdizes, na zona oeste (veja fotos abaixo). Já o segundo trecho, previsto para 2027, vai conectar Perdizes com São Joaquim, na região central.

    As composições da Linha-6 são fabricadas em Taubaté, no interior paulista. Ao todo, de acordo com o Governo de São Paulo, serão 22 trens, com seis carros cada.

    A produção começou no ano passado. Os primeiros equipamentos entregues seguiram para testes. Para chegar até São Paulo saindo do interior, os carros foram transportados em carretas até chegarem no canteiro de obras na zona norte.

    11 imagensLocalizada a quase 30 metros de profundidade, estação terá acessos pelas ruas Apiacás e Ciro Costa, na região da Avenida SumaréTatuzãoObras da Linha 6-Laranja do metrôPoço da estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, da linha 6-Laranja do metrôFechar modal.1 de 11

    Trajeto da Linha 6-Laranja

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    Localizada a quase 30 metros de profundidade, estação terá acessos pelas ruas Apiacás e Ciro Costa, na região da Avenida Sumaré

    Divulgação/Linha Uni3 de 11

    Linha Uni/Divulgação4 de 11

    Tatuzão

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    Obras da Linha 6-Laranja do metrô

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    Poço da estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, da linha 6-Laranja do metrô

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    Como são os trens da Linha 6

    De acordo com a fabricante, os trens da Linha 6-Laranja são feitos de aço inoxidável, com durabilidade superior a 40 anos. As composições são mais leves que as produzidas com o aço carbono convencional.

    Ainda segundo a gestão estadual, os equipamentos contam com a tecnologia de frenagem regenerativa, que permite os trens reaproveitarem a energia gerada pelo movimento. Em vez de frear mecanicamente, os trens usam motores elétricos como geradores, transformando energia cinética em elétrica.

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    Essa energia é devolvida ao sistema para ser usada em outros trens em aceleração. “É como se a energia fluísse de um trem que está freando para outro que está ganhando velocidade — tudo isso de forma automática, gerenciada pelo sistema de alimentação e sinalização”, informou o governo. A tecnologia funcionará em 95% das frenagens.

    Os trens da Linha 6, de acordo com o Governo de São Paulo, funcionam com condução automática, ou seja, não requerem a presença de um condutor. O modelo já é utilizado nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, ambas privatizadas.

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    Linha 6-Laranja do metrô: veja detalhes dos trens da futura estação

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    Pablo Jacob/Governo de São Paulo

     

    Linha 6-Laranja do Metrô de SP

    • O projeto inicial previa 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações. A expectativa é de que a linha 6 – Laranja transporte mais de 630 mil passageiros diariamente entre as estações Brasilândia e São Joaquim.
    • O trajeto, atualmente feito de ônibus em cerca de 1h30, será reduzido para apenas 23 minutos.
    • O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a concessionária Linha Universidades (Linha Uni), em execução pela Acciona.
    • Mais de 10 mil pessoas trabalham na obra, segundo a empresa.

    Em fevereiro de 2025, foi concluída a escavação de todo o túnel do ramal. Com isso, todas as 15 estações já estão conectadas. Em paralelo, foi iniciada a fase de instalação de trilhos, sistemas e aquisição dos trens.

    A Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada (PPP) do governo de São Paulo com a concessionária Linha Universidade (Linha Uni), executado pela Acciona, com geração de mais de 10 mil empregos.

    A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de SP (SPI), responsável por estruturar e acompanhar os projetos de concessão e PPPs no estado.