MAIS

    Lula apela a Macron por acordo Mercosul-UE: “Não vamos competir”

    Por

    Durante o lançamento do Plano Safra, nesta terça-feira (1º/7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a prometer que vai finalizar o acordo entre Mercosul e União Europeia antes de deixar a presidência do bloco sul-americano, em dezembro. O petista viaja para a Argentina nesta quarta-feira (2/7) para assumir o comando do grupo.

    Ele relembrou conversas que teve com o presidente da França, Emmanuel Macron, e com o chefe do partido de esquerda França Insubmissa, Jean-Luc Mélenchon, na tentativa de convencê-los a fecharem o tratado.

    Leia também

    “A nossa agricultura não é competitiva com a sua, nós somos agriculturas complementares. Você [Macron] não disputa com nosso agronegócio. O que nós exportamos de carne para vocês é zero vírgula não sei das quantas. Você tem duas opções: abrir seu coração para o Brasil e montar uma equipe de pequenos agricultores franceses e levar para conhecer a agricultura brasileira”, disse Lula em discurso no Palácio do Planalto.

    Ainda segundo o presidente, o objetivo não é competir com o produtor francês, ao menos por enquanto. “Mas podemos competir”, observou o petista.

    Acordo

    Lula assume a presidência do Mercosul nesta quinta-feira (3/7) durante viagem a Buenos Aires, Argentina. Um dos principais focos é a conclusão do acordo comercial com a União Europeia.

    Como mostrou o Metrópoles, especialistas acreditam que o tratado ainda está longe de ser finalizado, mas que há avanços significativos nas tratativas desde que o presidente Lula assumiu o poder, em especial no quesito ambiental.