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    Lula e ministros fazem contra-ataque na mídia dos EUA contra tarifaço

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    O governo Lula intensificou, nesta semana, uma ofensiva estratégica na mídia norte-americana em resposta à ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.

    Como parte dessa estratégia, o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, publicou um artigo no jornal americano The New York Times nesta segunda-feira (14/7). O ministro tem participado das reuniões do governo sobre o tema.

    4 imagensJorge Messias e Sidônio Palmeira Presidente LulaO presidente Luís Inácio Lula da Silva participa de ato da UNE em Goiânia na quinta-feira (17/7)Fechar modal.1 de 4

    O advogado-geral da União, Jorge Messias, entrou com ADC no STF para manter decreto que aumenta IOF

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo2 de 4

    Jorge Messias e Sidônio Palmeira

    VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 4

    Presidente Lula

    Ricardo Stuckert / PR4 de 4

    O presidente Luís Inácio Lula da Silva participa de ato da UNE em Goiânia na quinta-feira (17/7)

    Presidência da República

    No artigo, Messias critica a aplicação do tarifaço por Trump como um instrumento de pressão política. O ministro-chefe da AGU aponta no texto que “as tarifas não podem ser usadas para interferir em processos democráticos” de outros países.

    A publicação de Messias sucede uma ofensiva iniciada por Lula na semana passada, quando o presidente publicou um artigo em ao menos nove jornais internacionais, entre eles, o inglês Financial Times, o francês Le Monde e o espanhol El País.

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    No artigo, Lula denunciou o que definiu como “ato de coerção” de Trump. O presidente brasileiro também defendeu o respeito à soberania brasileira e advertiu que “o Brasil pode e vai usar a Lei de Reciprocidade para responder, se as negociações fracassarem”.

    A expectativa é de que, nos próximos dias, outros ministros de Lula publiquem artigos ou deem entrevistas a veículos internacionais falando sobre o tarifaço. “É importante falarmos com o público americano. Essa é a nossa ideia”, disse à coluna um ministro.