Em uma estratégia parecida com a adotada por Jair Bolsonaro (PL) às véspera das eleições de 2022, o presidente Lula pretende fazer um aceno para taxistas nesta semana.
Segundo apurou a coluna, o chefe do Palácio do Planalto deve anunciar, nos próximos dias, uma medida provisória (MP) com a isenção da taxa de verificação para taxímetros.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
O presidente Lula vai receber taxista
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto2 de 4
O presidente vai assinar MP para beneficiar taxistas
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo3 de 4
Jair Bolsonaro é um dos motivos de atrito entre Lula e Trump
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES4 de 4
O ex-presidente Jair Bolsonar
Fábio Vieira/Especial Metrópoles
A expectativa é de que a MP seja assinada por Lula durante um encontro do presidente da República com representantes dos taxistas na terça-feira (15/7), em Brasília.
A expectativa no Palácio do Planalto é de que a medida ajude a melhorar a popularidade do petista, que anda em baixa faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2026.
Bolsonaro e taxistas
Bolsonaro também fez um aceno para a categoria às vésperas da eleição de 2022, quando concedeu um auxílio de R$ 1 mil para motoristas de táxi. O auxílio foi chamado pelo governo de “Benefício Taxista”.
Naquele, Bolsonaro também sancionou um projeto prorrogando, até 31 dezembro de 2026, a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos novos por taxistas e pessoas com deficiência.