MAIS

    Luzes com cores no prédio da prefeitura confundem paulistanos. Entenda

    Por

    Uma projeção de cores no prédio da Prefeitura de São Paulo na noite dessa sexta-feira (11/7) confundiu paulistanos. Os tons azul, branco e vermelho estampados na fachada do edifício levou quem passava pelo local a acreditar que se tratava de uma homenagem aos Estados Unidos – em um momento de alta tensão diplomática, com o anúncio do presidente Donald Trump de taxação de 50% dos produtos brasileiros.

    Além dela, usuários das redes sociais também demonstraram indignação com o ocorrido.

    5 imagensTema viralizou nas redes sociaisTema viralizou nas redes sociaisPortais de notícias também compartilharam o conteúdoFachada de prédio da prefeitura recebeu projeção de cores azul, branca e vermelha em homenagem ao Dia Nacional da FrançaFechar modal.1 de 5

    Vereadora Luana Alves (PSol) acreditou que projeção de cores na fachada de sede da Prefeitura de São Paulo seria homenagem aos EUA.

    Reprodução/Redes sociais2 de 5

    Tema viralizou nas redes sociais

    Reprodução/Redes sociais3 de 5

    Tema viralizou nas redes sociais

    Reprodução/Redes sociais4 de 5

    Portais de notícias também compartilharam o conteúdo

    Reprodução/Redes sociais5 de 5

    Fachada de prédio da prefeitura recebeu projeção de cores azul, branca e vermelha em homenagem ao Dia Nacional da França

    Reprodução/Redes sociais

    A projeção no entanto, é uma homenagem ao Dia Nacional da França, informou a prefeitura. A data é celebrada na próxima segunda-feira, 14 de julho. Segundo a gestão municipal, as luzes atendem a um pedido do Consulado Francês para destacar alguns pontos públicos da cidade.

    “A ação, que também está no Viaduto do Chá, segue até segunda-feira, quando será realizado um evento do consulado no Theatro Municipal. Posteriormente também serão divulgadas fotos e curiosidades sobre a relação entre Brasil e França”, informou a prefeitura em nota.

    Dia Nacional da França

    • O Dia Nacional da França é comemorado na capital paulista há pelo menos 15 anos.
    • A data se refere à tomada da Bastilha, um evento central da Revolução Francesa e a primeira vitória do povo francês contra um grande símbolo do Antigo Regime.
    • Na capital paulista, a data é celebrada com eventos organizados pelo Consulado Geral da França em parceria com a prefeitura e o governo do estado.
    • Dentre as comemorações, é comum que o Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, e o Viaduto do Chá recebam projeções com as cores da bandeira francesa.
    • Além da projeção, as forças policiais também costumam fazer parte das homenagens ao país europeu.