Portal Estado do Acre Notícias

Mafioso peruano, El Monstruo mudou de esconderijo no Brasil: “Inúteis”

mafioso-peruano,-el-monstruo-mudou-de-esconderijo-no-brasil:-“inuteis”

Mafioso peruano, El Monstruo mudou de esconderijo no Brasil: “Inúteis”

Erick Moreno Hernández, conhecido como El Monstruo e apontado como criminoso mais procurado do Peru, foragido no Brasil sob tutela do Primeiro Comando da Capital (PCC), teria saído de São Paulo e estaria escondido em Mato Grosso do Sul, próximo à fronteira com o Paraguai. A informação foi confirmada ao Metrópoles por fontes ligadas à investigação.

Pela localização fronteiriça, ao lado do Paraguai e da Bolívia, o estado do centro-oeste é comumente usado por facções criminosas como rota para o tráfico de drogas e também para fuga de foragidos. A cidade mais estratégica da região é Ponta Porã.

Um vídeo obtido pela polícia peruana e encaminhado à reportagem foi atribuído a El Monstruo pela semelhança na voz. As imagens mostram uma cidade à noite, com iluminação urbana. Ao fundo, é possível ouvir o homem que grava dizer: “Nunca me pegarão. Inúteis”. Veja:



Se confirmado que se trata de El Monstruo, esta não seria a primeira vez que Hernández provoca as forças policiais em vídeo.

Em fevereiro, ele apareceu em um vídeo feito durante uma festa, cercado por bebidas, dinheiro e seguranças armados, desafiando abertamente a polícia peruana: “Nunca vou abaixar a cabeça. Sei onde cada um está. Vai chegar a hora de todos”.

3 imagensFechar modal.1 de 3

Erick Moreno Hernández, mais conhecido como El Monstruo

Reprodução2 de 3

Erick Moreno Hernández, mais conhecido como El Monstruo

Reprodução3 de 3

El Monstruo estaria escondido no Brasil sob proteção do PCC

Reprodução

Histórico criminal de El Monstruo

Leia também

Narcotraficante escapou de duas operações policiais em SP

Em 16 de abril, o mafioso foi alvo de uma operação conjunta entre a polícia do Peru e forças brasileiras em Suzano, na região metropolitana de São Paulo. O cerco terminou em tiroteio, com a morte de dois homens ligados ao grupo criminoso e um policial da Tropa de Choque, o sargento Rafael Vilodres Correa, de 40 anos. El Monstruo conseguiu escapar e, até agora, segue foragido.

Após o confronto em Suzano, informações de inteligência da polícia indicaram que ele poderia estar escondido na região central de São Paulo, especialmente no Brás.

No mês seguinte, em 26 de maio, outra operação mirou o mafioso. Agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público de São Paulo (MPSP), e da Polícia Militar (PM) deflagraram a Operação Sicários, com objetivo de capturar El Monstruo.

Um total de 160 policiais militares do Batalhão de Choque foram mobilizados para a operação e cumpriram 25 mandados de busca e apreensão, o que resultou na prisão de dois indivíduos: um em flagrante, por tráfico de drogas, e outro que estava foragido da Justiça. El Monstruo conseguiu escapar mais uma vez.

Sair da versão mobile