MAIS

    Maranhão amplia oferta de transporte gratuito a pessoas com deficiência

    Por

    O Governo do Maranhão acaba de lançar o Cartão Travessia, voltado à garantia do acesso à saúde para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida permanente. O cartão consiste em um crédito de até R$ 500 para transporte por aplicativo, porta a porta, com destino a unidades de tratamento de saúde e instituições que oferecem exames e terapias.

    A iniciativa é um complemento às ações do Programa Travessia, que atualmente está presente em 46 municípios do Maranhão e oferece serviço de transporte gratuito para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes. Executado pela Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), o serviço facilita o deslocamento dos beneficiários aos serviços de saúde, educação, trabalho e lazer.

    Leia também

    Bem avaliado pela população, o Travessia é referência nacional em mobilidade inclusiva. Atualmente, o programa atende 16.732 pessoas cadastradas, entre usuários fixos e eventuais.

    A frota do serviço conta com 31 veículos, sendo 18 vans adaptadas para cadeira de rodas; quatro Spins para atendimento de crianças com hidro e microcefalia e neurodiversos e nove vans convencionais.

    “O Cartão Travessia foi pensado para atender quem mais precisa, com autonomia. É uma iniciativa do nosso governo que amplia o que já temos”, avaliou o governador Carlos Brandão na solenidade de lançamento do programa, realizada em 28 de maio no Palácio dos Leões, sede do governo estadual.

    Com o Cartão Travessia, a expectativa é que o transporte via vans seja desafogado. Essa é a avaliação de Erlon Azevedo, beneficiário do Travessia desde 2018. Professor da rede pública de ensino, Erlon utiliza diariamente as vans do programa Travessia para ir ao trabalho. Com os vouchers disponibilizados no Cartão Travessia, ele terá mais oportunidade de deslocamento.

    “A demanda de usuários cresceu muito e a quantidade de carros da frota é pouca. Essa é uma ajuda para quem precisa, que não tem um dinheirinho, e vai ajudar no transporte por aplicativo. Excelente iniciativa do governador e da MOB. No dia a dia, quando eu não tiver o Travessia, terei um dinheirinho para pagar o transporte”, ressalta Erlon.

    Participação popular

    Atendendo a uma demanda apontada pela população nas audiências públicas do Orçamento Participativo de 2023, o novo serviço foi viabilizado como uma das prioridades definidas coletivamente. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Maranhão com a escuta ativa e a construção de políticas públicas com base no diálogo com a sociedade.

    O Cartão Travessia, especificamente, é fruto de um diálogo realizado com mães de crianças atípicas e neurodivergentes, que demandam visitas regulares a locais de tratamentos e terapias.

    “Somos usuárias do Travessia há quase seis anos. Sempre foi um serviço de qualidade, mas como a demanda foi aumentando, ele acabou ficando sobrecarregado para atender todo mundo. Conseguimos uma reunião com a direção da Mob, eles ouviram, estudaram, analisaram a melhor forma de implantar essa nova modalidade. Com esse voucher de R$ 500, vou garantir o tratamento da minha filha”, afirmou Giuliana Dominices, mãe de Jade Helena Dominices Silva, 9 anos, criança que nasceu com microcefalia decorrente da infecção pelo Zika Vírus.

    Esforço conjunto

    A implantação do serviço contou com parceria entre as Secretarias de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), garantindo os recursos necessários para sua execução.

    As viagens serão realizadas por meio do TaxiGov, serviço da empresa pública Maranhão Parcerias (Mapa), que utiliza transporte por aplicativo para atender às necessidades logísticas de órgãos da administração pública e instituições conveniadas.

    Governo do Maranhão
    Instagram | Facebook