MAIS

    Marina compara enchente no Texas ao RS: “Evento climático extremo”

    Por

    Rio de Janeiro — A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fez um alerta sobre a ocorrência de tragédias causadas por eventos climáticos extremos, neste domingo (6/7), durante participação na cúpula do Brics. Ela citou a enchente no Texas que já deixou mais de 50 mortos, e comparou o caso com a catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado.

    Nós estamos vendo o que aconteceu nos Estados Unidos, um evento climático extremo que já ceifou dezenas de vidas de pessoas inocentes. Isso aconteceu aqui no Rio Grande do Sul. Isso aconteceu com os incêndios, com as ondas de calor. Acontece o tempo todo. São mais de 500 mil vidas que são perdidas a cada ano em função de ondas de calor”, alertou a ministra.

    Veja a declaração:

    Ela chamou a atenção para a necessidade de recursos tecnológicos, humanos, científicos e financeiros para enfretar a mudança do clima. O tema é uma das prioridades do Brasil na presidência do Brics.

    Leia também

    Ao final da reunião de cúpula, os países devem divulgar uma declaração conjunta sobre a necessidade de impulsionar o financiamento climático.

    “Em relação ao financiamento climático, todos os países em desenvolvimento são unânimes de que precisamos de recursos financeiros e de recursos tecnológicos”, ressaltou a ministra do Meio Ambiente.