O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se encontrou com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, na tarde desta quarta-feira (30/7), para discutir a nova alíquota geral de 50% aplicada pelo governo norte-americano aos produtos brasileiros.
O encontro entre Mauro Vieira e Marco Rubio acontece no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou a ordem executiva que implementa a tarifa adicional de 40% contra os produtos brasileiros vendidos para o mercado norte-americano, elevando a taxa total para 50%.
Apesar disso, o republicano deixou quase 700 itens de fora do tarifaço, como produtos aeronáuticos civis (o que interessa à Embraer), suco e derivados de laranja (suco e polpa), minério de ferro, aço e combustíveis, por exemplo.
Leia também
-
EUA: assessor de Rubio comenta carta de Trump ao Brasil e cita Moraes
-
Deputado dos EUA pede a Rubio sanções urgentes contra Moraes
-
Trump faz barulho com Lei Magnitsky para ofuscar tarifaço desidratado
-
Café e carne: veja produtos que não escaparam do tarifaço de Trump
Mauro Vieira está nos Estados Unidos para participar de uma conferência da Organização das Nações Unidas, em Nova York, para discutir a criação do Estado da Palestina. O evento aconteceu na terça-feira (29/7) e contou com a participação de representantes de 55 países.
Em abril, o titular da Casa Branca aplicou uma alíquota de 10% para a importação de produtos brasileiros para os Estados Unidos. Agora, no começo de julho, o republicano informou o aumento da taxa para 50% em decorrência do que ele chamou de “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que enfrenta ações no Judiciário.