A Microsoft, gigante global de tecnologia, emitiu aos clientes um alerta sobre “ataques ativos” que tiveram como alvo seu software de servidor. A companhia pediu ainda que o clientes instalem novas atualizações de segurança lançadas recentemente.
Entenda
- Em um comunicado divulgado no fim de semana, o centro de resposta de segurança da Microsoft afirmou que os ataques hackers foram direcionados ao servidor SharePoint.
- A ação criminosa teria explorado vulnerabilidades que foram parcialmente corrigidas por uma atualização em julho.
- Em linhas gerais, organizações utilizam o Microsoft SharePoint para a criação de sites e plataformas de internet, além do armazenamento e da organização de informações e do compartilhamento de arquivos entre funcionários de empresas.
Leia também
-
Outlook fora do ar? Usuários reclamam de falhas no Microsoft 365
-
Microsoft demite quase 10 mil funcionários em divisões de games
-
Em nova onda de demissões, Microsoft anuncia corte de 9 mil empregos
-
Contagem regressiva: Microsoft apagará senhas salvas. Veja o que fazer
Autoridades foram informadas
Nesse domingo (20/7), a Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos Estados Unidos (CISA, na sigla em inglês) informou que tomou conhecimento do ataque hacker, que teria acessado integralmente o conteúdo do SharePoint, inclusive os sistemas de arquivos e configurações internas.
“Essas explorações são reais, estão em atividade no mundo real e representam uma séria ameaça. Estamos observando a exploração global ativa de vulnerabilidades críticas do Microsoft SharePoint”, afirmou a empresa de cibersegurança Palo Alto Networks, em comunicado.
De acordo com a Microsoft, já foram lançadas atualizações de segurança que “protegem totalmente os clientes” que utilizam o SharePoint Subscription Edition e o SharePoint 2019.
“Temos coordenado a nossa resposta com a CISA, o Comando de Defesa Cibernética do Departamento de Defesa e parceiros-chave de cibersegurança globalmente”, informou um porta-voz da Microsoft, em declarações reproduzidas pela Dow Jones Newswires.