MAIS

    Motorista é condenado por roubo e extorsão de mulheres em aeroporto

    Por

    Um motorista de aplicativo foi condenado, na última terça-feira (15/7), a mais de 13 anos de prisão por roubar e extorquir passageiras que embarcaram no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana do estado.

    Juan Emanoel, de 31 anos, cometeu os crimes em outubro do ano passado e está preso desde então, de acordo com a Justiça. Ele foi denunciado por duas mulheres que foram ameaçadas com uma faca durante as corridas e forçadas a fazer transferências bancárias. O caso foi publicado pelo jornalista Josmar Jozino e confirmado pelo Metrópoles.

    Em um dos casos, a passageira embarcou no aeroporto e notou que o Juan desviou o caminho. Ao alertá-lo, o motorista anunciou o assalto. De acordo com a denúncia, ele a ameaçou com uma faca e a obrigou a descer em um posto de gasolina. Quando ela desembarcou, ele roubou celular, cartões com senha, a mala de viagem e dinheiro da mulher.

    O segundo caso aconteceu cerca de um mês depois e apresentou o mesmo “modus operandi”, segundo a polícia. Durante o caminho, Juan usou uma faca para obrigar a vítima a abrir conta em um aplicativo de pagamento e solicitar um empréstimo de R$ 8 mil – que não foi bem sucedido. Então, a vítima teve de pedir dinheiro ao irmão e ao namorado. O prejuízo foi de R$ 18 mil.

    Leia também

    Para cometer os crimes, Juan Emanoel usava a conta de outro homem, que chegou a ser preso preventivamente. No entanto, o motorista condenado disse que o titular da conta não teve envolvimento com os crimes. O juiz entendeu que “a mera cessão da conta não o torna cúmplice nem cooperador” e o absolveu.

    O Metrópoles não localizou a defesa de Juan Emanoel até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.