Portal Estado do Acre Notícias

MPSP vai investigar invasão do Itaú no protesto pela taxação BBB

mpsp-vai-investigar-invasao-do-itau-no-protesto-pela-taxacao-bbb

MPSP vai investigar invasão do Itaú no protesto pela taxação BBB

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou, nesta terça-feira (15/7), um procedimento investigatório criminal sobre a invasão de manifestantes à sede do banco Itaú na Avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo, ocorrida no início deste mês.

Segundo o MPSP, a investigação foca na possível prática do crime de invasão de estabelecimento comercial para impedir ou dificultar o trabalho, conforme o artigo 202 do Código Penal, além de tentar identificar quem financiou as operações.

8 imagensFechar modal.1 de 8

Reprodução/MTST2 de 8

Reprodução/MTST3 de 8

Reprodução/MTST4 de 8

Reprodução/MTST5 de 8

MTST invadiu saguão do banco nesta quinta-feira (3/7)

Reprodução/MTST6 de 8

Protesto na sede do Itaú em São Paulo

Reprodução/MTST7 de 8

Reprodução/MTST8 de 8

Reprodução/MTST

O promotor criminal Cassio Roberto Conserino determinou que sejam colhidas imagens de câmeras de segurança, depoimento de um representante do Itaú e informações do banco. Segundo o texto, ações desta natureza “beiram a ilegalidade e a inconstitucionalidade”.

O que aconteceu

“Ricos versus pobres”

O protesto esteve em sintonia com o momento de tensão vivido entre o presidente Lula e o Congresso Nacional nas últimas semanas. Governistas têm inundado as redes sociais com o discurso “ricos versus pobres”, em que os ricos seriam os poderosos do mercado empresarial e financeiro.

Leia também

O discurso estimulado pelo Palácio do Planalto é de defesa da “taxação BBB”, em referência a “bilionários, bets e bancos”, grupo conhecido por forte lobby com o centrão e a direita no Legislativo.

Sair da versão mobile