Em conversas com aliados na Bahia, nos últimos dias, o presidente Lula expôs ressentimentos com Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP) após a derrubada do decreto do IOF.
Segundo relatos feitos à coluna, em conversas com parlamentares baianos em Salvador, Lula disse que sempre fez questão de “abraçar esses meninos”, em referência aos presidentes da Câmara e do Senado.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Alcolumbre está com relação estremecida com Lula
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 4
O presidente Lula (PT), ao lado dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), respectivamente
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto3 de 4
Lula com o presidente da Câmara, Hugo Motta
Lula e Hugo Motta4 de 4
Lula falou sobre relação com Hugo Motta e Alcolumbre
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Lula ressaltou, conforme relatos, que fez questão de aproximar de Motta e Alcolumbre e lembrou que o União Brasil e o Republicanos, partidos dos dois, têm ministérios e “autonomia” no governo.
Apesar de expor seu ressentimento, o presidente da República disse a aliados que buscaria Motta e Alcolumbre assim que voltar a Brasília das viagens a Buenos Aires e ao Rio de Janeiro, na próxima semana.
Lula está fora da capital federal desde a terça-feira (1º/7), quando foi a Salvador. Da Bahia, o petista foi para a reunião do Mercosul em Buenos Aires e, de lá, para a cúpula do Brics no Rio de Janeiro.
De acordo com relatos de parlamentares baianos, o petista deixou claro que, apesar de ter acionado o STF no caso do IOF, não tem nenhum interesse em manter relação ruim com a cúpula do Congresso.
Procurada pela coluna, a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto não respondeu. O espaço segue aberto para eventuais manifestações da assessoria de Lula sobre o tema.
Lula na Bahia
Como a coluna noticiou, Lula teve compromissos fora da agenda oficial durante sua passagem pela Bahia nos últimos dias. A lista incluiu almoço e jantar em Salvador.
O petista chegou à capital baiana no fim da tarde da terça-feira (1º/7). À noite, ele jantou no Palácio de Ondina, residência oficial do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
Na quarta-feira (2/7), após participar da caminhada do 2 de Julho, o petista almoçou com aliados em um bistrô no Museu de Arte Contemporânea.