Com a chegada do inverno, os brasileiros não só tiram os agasalhos do armário, como também variam o cardápio para garantir que o corpo esquente e se revigore de dentro para fora. Entre as opções de alimentos poderosos para aumentar a imunidade está uma fruta incomum: o caqui.
Leia também
-
Caldo rico em colágeno e magnésio ajuda a saúde do intestino
-
Médico aponta bebida à base de planta que ajuda a combater a H. pylori
-
Veja fruta rica em fibras que funciona como um laxante poderoso
De acordo com a nutricionista Sabina Donadelli, especialista em longevidade saudável, a fruta tem um papel surpreendente quando o assunto é atuar diretamente na prevenção de doenças respiratórias. Ela conta que a fruta de cor alaranjada e sabor doce é rica em vitamina C e age na produção dos glóbulos brancos — as células de defesa do corpo.
O caqui é uma fruta poderosa para aumentar a imunidade
“Poucas pessoas sabem, mas o caqui é um dos frutos mais ricos em antioxidantes naturais como o betacaroteno, licopeno e taninos, que protegem as células do sistema imune, combatem os radicais livres e ainda contribuem para o equilíbrio do intestino — essencial para uma imunidade forte ”, explica a nutricionista Sabina Donadelli, especialista em longevidade saudável.
Entenda como a fruta atua na prevenção de gripes e resfriados
Ainda de acordo com a expert, por ser uma fonte excelente de vitamina A, o caqui tem um impacto positivo quando se trata de manter a integridade das mucosas e da pele, que funcionam como barreiras de proteção contra vírus e bactérias.
“Incluir o caqui nas refeições durante os meses mais frios é uma forma prática de driblar os sintomas da gripe e resfriados. Ele pode ser consumido puro ou em preparações simples como saladas, sucos e geleias caseiras”, orienta Sabina.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
Bebidas ricas em nutrientes, especialmente vitamina C, aumentam a imunidade
Getty Images2 de 4
Comer os alimentos corretos tende a ajuda na recuperação de gripes e resfriados
SimpleImages/Getty Images3 de 4
Tomar vitaminas não ajuda a combater vírus, segundo as evidências científicas disponíveis
Getty Images4 de 4
A recomendação dos especialistas para tratar resfriados é tomar apenas analgésicos leves e beber muita água
Getty Images
Além das vitaminas e antioxidantes, a fruta também contém fibras e minerais importantes como ferro, potássio, fósforo, cálcio, zinco e manganês, que ajudam na saúde intestinal, no transporte de oxigênio e na regulação da pressão arterial.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.