MAIS

    Nível de emergência sobe em Brumadinho e famílias terão que sair

    Por

    A Agência Nacional de Mineração (ANM) determinou a elevação da emergência nas estruturas da barragem B1-A, no município Brumadinho, em Minas Gerais, para o nível 2. A decisão obriga a administração pública a evacuar famílias que vivem na região e que podem ser atingidas se houver um rompimento da barreira. Até o momento, seis famílias foram localizadas na área de risco e serão realocadas para outro lugar.

    A ANM comunicou que a situação da barreira não apresenta uma ameaça que está prestes a acontecer. “Não foram registradas anomalias que indiquem risco iminente de rompimento, e a decisão foi tomada durante o período de estiagem, o que reduz os riscos hidrológicos. A medida visa garantir que, a evacuação da população ocorra de forma segura e organizada”, disse a agência, em nota.

    Na barragem B1-A, foram identificadas da condições de estabilidade marginal na estrutura segundo a ANM. A empresa responsável, Emicon Mineração e Terraplenagem realizou estudos sobre a estrutura, no entanto, eles não podem ser considerados conclusivos por “insuficiências nas investigações geotécnicas”.

    Leia também

    A prefeitura de Brumadinho informou que a evacuação será feita de forma gradativa e humanizada com o propósito de garantir a segurança dos moradores da área.

    A ação de mapeamento preventivo está em andamento, segundo a prefeitura e já identificou 29 pontos de risco, incluindo: currais, casas e galpões. Seis famílias situadas na Comunidade do Quéias já foram cadastradas para serem evacuadas.

    “Brumadinho é uma cidade de gente feliz, acolhedora, reconhecida pelo turismo, esporte e arte. Não queremos que nosso município seja lembrado apenas por um crime ambiental. Estamos trabalhando com seriedade e transparência para garantir segurança e dignidade a nossa população.”, disse o prefeito de Brumadinho, Gabriel Parreiras.

    A Defesa Civil Municipal e todos os órgãos de segurança pública da região estarão de plantão para atuação imediata, caso seja necessário.