MAIS

    Nos Brics, Lula se manifesta após apoio de Trump a Bolsonaro

    Por

    Rio de Janeiro — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou à imprensa, nesta segunda-feira (7/7), horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestar nas redes sociais em apoio a Jair Bolsonaro (PL).

    O presidente brasileiro, que já havia soltado uma postagem nas redes reafirmando a soberania brasileira, tentou minimizar a fala de Trump, mas não deixou de critica-la. “Eu não vou comentar essa coisa do Trump e do Bolsonaro. Eu tenho coisa mais imporntate para comentar do que isso. Esse país tem lei, tem regra, tem um dono chamado povo brasileiro. Dê palpite na sua rede, não na nossa”, disse o presidente.

    O petista discursou ao final da cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, e fez um balanço sobre a reunião de líderes.

    Confira:

    Leia também

    Reação

    Minutos antes, o chefe do Planalto divulgou uma nota, sem mencionar a declaração do republicano, em que ressalta a soberania do país e afirma que o Brasil “não aceita interferência”.

    “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, destacou o presidente.

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma mensagem em sua rede social, acusando o Brasil de fazer “caça às bruxas” com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em referência ao processo a qual ele responde por tentativa de golpe de Estado.