MAIS

    Novos ataques a ônibus em SP deixa mulher ferida e suspeito é preso

    Por

    A cidade de São Paulo amanheceu, neste sábado (5/7), com mais três ônibus atacados em uma onda de vandalismo que chega a 260 ocorrências, segundo a SPTrans. Em Pirituba, na zona norte, uma mulher ficou ferida e o autor do ataque foi preso.

    Segundo a Polícia Militar (PM), o suspeito foi detido após atirar com uma pedra um ônibus na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, às 6h54. Ele foi levado para o 87ºDistrito Policial (Vila Pereira Barreto), onde a ocorrência foi registrada. Não há atualizações sobre o estado de saúde da vítima atingida.

    6 imagensCerca de 135 ônibus foram depredados, em menos de 10 dias, na Grande São PauloUm homem de 27 anos foi preso após depredar três ônibus e pontos de ônibus em São Bernardo do CampoAdolescente é apreendido suspeito de ataque a ônibus em CotiaÔnibus atacado em CotiaDelegado Ronaldo Sayeg, diretor do Deic, durante coletiva sobre onda de ataques a ônibus em SPFechar modal.1 de 6

    São Paulo está enfrentando uma onda de ataques a ônibus nas últimas semanas

    Reprodução/Diário do Transporte2 de 6

    Cerca de 135 ônibus foram depredados, em menos de 10 dias, na Grande São Paulo

    Reprodução/Diário do Transporte3 de 6

    Um homem de 27 anos foi preso após depredar três ônibus e pontos de ônibus em São Bernardo do Campo

    Reprodução/Diário do Transporte4 de 6

    Adolescente é apreendido suspeito de ataque a ônibus em Cotia

    Divulgação/Secretaria de Segurança de Cotia5 de 6

    Ônibus atacado em Cotia

    Divulgação/Secretaria de Segurança de Cotia6 de 6

    Delegado Ronaldo Sayeg, diretor do Deic, durante coletiva sobre onda de ataques a ônibus em SP

    Bruna Sales/Metrópoles

    De acordo com a Prefeitura de São Paulo, desde o dia 12 de junho, as empresas operadoras do transporte público relataram que 260 ônibus do sistema municipal foram depredados, incluindo os três entre a madrugada e a manhã deste sábado. “Os atos aconteceram de forma distribuída por todas as regiões da cidade”, informou a gestão, que não especificou os locais e linhas atingidas.

    “A SPTrans reforça a orientação para que as concessionárias comuniquem imediatamente todos os casos à Central de Operações e formalizem as ocorrências junto às autoridades policiais. Cabe ressaltar que a empresa é obrigada a encaminhar o veículo para manutenção, substituindo-o por outro da reserva técnica, que realizará a próxima viagem programada, garantindo a continuidade do serviço prestado aos passageiros. Caso isso não ocorra, a empresa é penalizada pela viagem não realizada”, completou, em nota.

    O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), mas não obteve resposta até a publicação deste reportagem. O espaço segue aberto para atualizações.

    Leia também

    Entenda

    • O diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo, Ronaldo Sayeg, afirmou que a onda de ataques a ônibus na capital, em cidades da região metropolitana e do litoral paulista pode estar sendo motivada por desafios da internet.
    • A possibilidade já havia sido ventilada pelo vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (PSD), que comentou sobre as ocorrências no litoral paulista.
    • De acordo com o delegado do Deic Fernando Santiago, 60% dos ataques na capital estão concentrados na zona sul.
    • A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que, “nos meses de junho e julho (até 2/7), foram registrados 223 casos de vandalismo em ônibus que operam nas linhas intermunicipais da região metropolitana de São Paulo”.
    • A cidade de Cotia registrou 30 ataques no último mês, de acordo com o secretário de Segurança Pública da cidade. Nessa sexta-feira (4/7), foram seis ônibus vandalizados. Um adolescente foi detido.